Ventos de 83,5km/h e chuvas fortes atingiram Rio Branco. Vem mais chuvas e temporais neste fim de semana no Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso e Goiás.
set 14
CALOR E VENTOS FORTES
Como O Tempo Aqui alertou, um temporal atingiu parte de Rio Branco e de municípios próximos na última quinta-feira (13/9/2018). Os ventos atingiram velocidade de 83,5km/h, segundo registro da estação meteorológica do INMET, no início da Transacreana. Chuvas fortes, com trovoadas, ocorreram em vários bairros da capital e nos municípios vizinhos.
Outro temporal, no mesmo dia, no Acre, ocorreu nas cidades de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, com rajadas de vento de 54km/h, registradas na estação meteorológica do aeroporto da cidade. Em Porto Walter, ocorreram rajadas de 37km/h.
No sul do Amazonas, também ocorreram fortes temporais, com ventos registrados de 51km/h, em Boca do Acre.
Nesta quinta-feira, os registros de temperatura máxima, segundo o INMET, no Acre, foram:
. 36,2ºC, em Tarauacá;
. 35,6ºC, em Rio Branco, Brasileia e Epitaciolândia.
MAIS CHUVAS E TEMPORAIS À VISTA!
Pulsos úmidos do Atlântico – PUA – continuam a avançar na direção da Amazônia e do Centro-Oeste do Brasil, ao mesmo tempo que uma corrente de ar um pouco mais fria, originária do sul do continente, desloca-se na direção norte.
Assim, neste fim de semana, até por volta da próxima terça-feira (18/9/2018), criam-se condições atmosféricas altamente favoráveis à formação de nuvens carregadas que, inevitavelmente, resultam em temporais, com chuvas fortes, raios, ventanias perigosas e queda localizada de granizo, em áreas do Acre, de Rondônia, do Amazonas, de Mato Grosso, de Goiás e do Distrito Federal, além das planícies da Bolívia e da região de selva do Peru. Em Goiás, as chuvas mais volumosas ocorrerão no sudeste, no sul e no sudoeste do estado. Em Brasília, chove de forma pontual.
A condição de tempo com chuvas mais intensas será entre domingo e na terça-feira.
Nestes próximos dias, o calor diminui, mas fica abado, devido ao aumento da umidade relativa do ar.
ALERTA DE MAU TEMPO
Portanto, as condições atmosféricas, até por volta da próxima terça-feira, estarão favoráveis à ocorrência de tempo severo, mas de forma pontual, na Amazônia e no Centro-Oeste do Brasil, podendo ocorrer chuvas fortes, com muitos raios, ventanias perigosas e queda de granizo.
Assim, é bom ficar atento às mudanças rápidas do tempo, a fim de evitar maiores prejuízos ou transtornos.