Recordes sucessivos de calor do ano no Acre: Agora foi em Brasileia e Epitaciolândia, com 36,7ºC. Alerta de temporais durante esta semana.

set 11

OUTRO RECORDE NO ACRE

Desde o último dia 7 de setembro, o Acre vem registrando recordes diários de calor de 2018. Desta vez, foi nas cidades de Brasileia e Epitaciolândia, com 36,7ºC, ocorrido na segunda-feira (10/9/2018).
Anteriormente, o recorde do ano, no Acre, era de 36,3ºC, registrado em Cruzeiro do Sul, dois dias antes, no último sábado.
Em Rio Branco, a maior temperatura do ano, até o momento, foi 34,9ºC, registrada no domingo (9/9/2018), na estação meteorológica do aeroporto da cidade. No entanto, novos recordes devem ocorrer durante esta semana, tanto na capital acreana, como no interior do estado, pois a última onda polar, a mais forte do ano até então, deixou uma poderosa massa de ar seco, que se aquece rapidamente durante o dia.

 

TEMPORAL COM VENTOS DE 63km/h

Em Feijó, na última segunda-feira (10/9/2018), um forte temporal atingiu a cidade, provocando chuvas torrenciais e ventanias, cujas rajadas chegaram a 63km/h, conforme a estação meteorológica do INMET. Ventos intensos ocorreram durante cerca de três horas consecutivas, entre 2h e 5h da tarde.
Choveu forte também em Tarauacá e em Marechal Thaumaturgo.

 

ALERTA DE TEMPORAIS E CALOR INTENSO

Intensos pulsos úmidos do Atlântico Norte estão avançando na direção da Amazônia Ocidental. Tais pulsos úmidos e o calor deixado pela poderosa onda de frio polar que chegou na semana anterior criam condições altamente favoráveis à ocorrência de fortes temporais, com chuvas intensas, raios, ventanias e queda pontual de granizo, durante esta semana, no Acre, em Rondônia, no Amazonas, no norte e noroeste de Mato Grosso, no noroeste, norte e nordeste da Bolívia e na região de selva do Peru.
Assim, é importante que a população fique atenta, a fim de evitar maiores prejuízos ou transtornos.

 

FURACÃO FORTÍSSIMO

Uma tempestade tropical que se formou no oceano Atlântico, na costa oeste da África, há cerca de duas semanas, avançou rapidamente na direção dos Estados Unidos e ganhou força passando para categoria de fortíssimo furacão.
Assim, nesta quinta-feira (13/9/2018), a costa leste dos Estados Unidos será atingida pelo mais forte furacão das últimas décadas, cujos ventos poderão passar de 230km/h. A região mais castigada deverá ser a Carolina do Norte, mas as regiões próximas também serão fortemente atingidas, como Geórgia, Virginia, Carolina do Sul e, possivelmente, com menos intensidade, as proximidades de Washington e da Flórida.
No mesmo dia, quinta-feira, outro furacão chega ao Caribe, com intensidade moderada, atingindo inicialmente as regiões de Barbuda e Antígua e, posteriormente, a Republica Dominicana e o Haiti.
Um terceiro furacão está a caminho dos Estados Unidos, podendo ser de forte intensidade, quando atingir os Estados Unidos.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *