Frio polar mais intenso do ano chega neste domingo, com temporais e ventos fortes. Alerta de baixíssima umidade do ar.
set 01
MASSA DE AR POLAR CHEGA COM FORÇA
A maior onda de frio polar de 2018 chega ao Acre, ao Amazonas, a Rondônia e a Mato Grosso, neste domingo (2/9/2018). Em Rio Branco, Brasileia e proximidades, os primeiros ventos desta frente fria começam a soprar por volta do meio-dia, entre 10h da manhã e 2h da tarde. No sul de Rondônia, a frente fria chega nas primeiras horas da manhã e nas regiões mato-grossenses do Pantanal e de Cuiabá, antes do amanhecer, o domingo já começa com ventos intensos.
Esta já é a frente fria de número 16, deste ano, a chegar ao Acre, seguida de penetração de ar polar.
Até segunda-feira, pela manhã, todo o Acre já estará sob a ação desta massa de ar frio, que será, também, a mais duradoura deste ano. Todo o centrossul de Goiás, até o Distrito Federal, será atingido por ventos polares.
No Amazonas, a friagem será sentida, com pouca intensidade, até na fronteira com a Colômbia e nas proximidades de Manaus. Quase todo o estado de Mato Grosso e até o sudoeste do Pará receberá o ar polar.
RAJADAS DE VENTO PODEM PASSAR DE 60km/h
A penetração de ar polar será com ventos intensos, dia e noite, cujas rajadas médias oscilarão entre 30 e 60km/h, mas podem passar de 60km/h, em alguns momentos.
Os ventos mais fortes deverão ocorrer no domingo e nas manhãs de segunda-feira e de terça-feira, mas continuarão, com menos intensidade, até a manhã de quinta-feira.
O Tempo Aqui alerta que tais ventos tem força suficiente para derrubar árvores mais frágeis e destelhar edificações.
TEMPORAIS NO DOMINGO
Neste domingo, desde as primeiras horas, o tempo fica extremamente instável, com alta probabilidade de ocorrência de temporais, com chuvas fortes, queda de granizo, raios e ventanias, principalmente no Acre, no oeste de Rondônia e no sul e oeste do Amazonas, além das regiões de planície da Bolívia e do leste e sudeste do Peru
No vale do Juruá, tais temporais deverão ocorrer a partir da tarde deste domingo e estendendo-se durante a noite.
TEMPERATURA CAI RAPIDAMENTE
Logo após a chegada da frente fria, uma poderosa onda de frio polar começará a penetrar na região, com ventos intensos e ininterruptos. A incursão de ar polar vai continuar, pelo menos, até quarta-feira.
Portanto, a temperatura cai rapidamente a partir da tarde deste domingo, sendo que, ao amanhecer dos dias seguintes, até por volta da quinta-feira, deverão ser registrados os menores valores de 2018, até o momento.
Nossas estimativas são de que as mínimas, ao amanhecer, oscilem entre 10 e 12ºC, em Rio Branco e Brasileia, no Acre, e em Vilhena, Costa Marques e Guajará-Mirim, em Rondônia.
No vale do Juruá, deverão ser registradas temperaturas entre 13 e 15ºC, na cidade acreana de Cruzeiro do Sul, e na amazonense de Eirunepé.
No sul do Amazonas, mais precisamente em Boca do Acre, as menores temperaturas deverão ficar entre 12 e 14ºC.
Em Mato Grosso, nas regiões compreendidas pelo Pantanal e por Cuiabá, as mínimas deverão variar entre 8 e 11ºC.
A partir de terça-feira, os dias deverão ficar ensolarados, mas com queda rápida da temperatura a partir do fim da tarde, deixando as noites frias, principalmente no leste e no sul do Acre e no sul e oeste de Rondônia, além das planícies da Bolívia e do sudeste do Peru.
ALERTA DE BAIXA UMIDADE DO AR
O Tempo Aqui alerta que a umidade relativa do ar, a partir de segunda-feira, mas, principalmente, entre terça-feira e sexta-feira, deverá ser a mais baixa do ano até o momento, no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas.
A maior parte da semana que vem será com umidades mínimas entre 20 e 30%, o que caracteriza o estado de atenção para a saúde humana.
No entanto, na parte da tarde, os valores deverão ficar entre 12% e 20%, caracterizando o estado de alerta para a saúde humana.
Quantos graus poderá fazer em Porto Velho durante essa massa de ar polar?
Em Porto Velho, a atuação desta massa de ar polar não será tão forte como no sul e no oeste de Rondônia. As temperaturas mínimas, na capital rondoniense, devem oscilar entre 16 e 19 graus, no início das manhãs dos primeiros dias da semana.
que horas o frio chega aqui em Rio branco?
Olá, Fransene! Em Rio Branco, a onda de frio chegou às 2h da tarde, com rajadas de vento de 75km/h. A temperatura caiu, em apenas 60 minutos, de 34,8 para 21,7 graus, conforme os registrada da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia.