Frio polar chega no domingo, podendo ser o mais intenso de 2018. Em agosto, choveu, em Rio Branco, três vezes mais do que a média.
ago 31
FORTE MASSA DE AR POLAR
Como O Tempo Aqui vem informando desde a última terça-feira, a mais intensa onda de frio polar chega neste domingo (2/9/2018), com muito vento e possibilidade de temporais.
Na capital do Acre, as primeiras rajadas de vento da direção sudeste começarão a soprar entre 12 e 15 horas deste domingo. Logo em seguida, uma poderosa massa de ar polar começará a penetrar fazendo com que a temperatura caia rapidamente.
Nossas estimativas são de que as temperaturas, no Acre e nas regiões próximas, atinjam os menores valores de 2018, até o momento, podendo ficar entre 10 e 12ºC, ao amanhecer dos dias seguintes, em Rio Branco e Brasileia, no Acre, e em Vilhena, Costa Marques e Guajará-Mirim, em Rondônia. Já, nas cidades mato-grossenses de Cuiabá e Cáceres, as mínimas poderão ser ainda menores, entre 7 e 10ºC.
O próximo domingo, pela manhã, portanto, será de tempo fechado, com chuvas a qualquer momento, podendo ser acompanhadas de fortes ventanias e raios.
Em Rio Branco e em todo o leste e sul do Acre, o fim da tarde o início da noite será com tempo frio e fechado.
Esta onda de frio polar atingirá também boa parte do estado de Goiás e o Distrito Federal. No Amazonas, as menores temperaturas ocorrerão nas regiões de Boca do Acre e Eirunepé, porém, até Manaus, poderá sentir os ventos fracos da direção sul e uma leve queda da temperatura no início da semana.
Neste sábado, nas primeiras horas da tarde, estaremos publicando informações mais precisas sobre mais esta onda de frio polar, que deverá ser a mais forte a atingir a Amazônia e o Centro-Oeste do Brasil, neste ano de 2018.
CHOVEU, EM RIO BRANCO, TRÊS VEZES A MÉDIA DE AGOSTO
Na última quinta-feira (30/8/2018), choveu, em Rio Branco, em menos de duas horas, 41,3mm, segundo a estação do INMET. Este valor, registrado em poucas horas, é maior do que a média de todo o mês de agosto.
Assim, o total de chuvas de agosto de 2018, na capital acreana, é de 130mm, ou seja, choveu mais de três vezes a média histórica mensal.