Semana começa seca e ensolarada, mas, na sequência, ocorrem chuvas pontuais, com possibilidade de temporais, em alguns dias

ago 27

PREDOMÍNIO DE SOL E CALOR

Acre, Rondônia e sul do Amazonas.

Os dias secos e ensolarados marcarão os primeiros dias desta semana no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas, porém, a partir de quarta-feira (29/8/2018), ocorrem chuvas passageiras e pontuais, sendo um pouco mais intensas no norte de Rondônia e no sul do Amazonas.
A temperatura entra em rápida elevação, podendo ser registrados novos recordes de calor nesta semana, com máximas entre 34 e 37, no Acre, e, entre 35 e 38ºC, em Rondônia.
Já no fim da semana, a umidade aumenta, devido ao avanço de pulsos úmidos do Atlântico, que podem provocar temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias.

 

TEMPO SECO E VENTILADO EM GOIÁS

Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.

O tempo firme, seco e ensolarado vai predominar durante esta semana em Goiás, no Distrito Federal e na maior parte de Mato Grosso.
Os dias estarão muito quentes, com máximas que devem oscilar entre 36 e 40ºC, em Mato Grosso, entre 34 e 38ºC, em Goiás, e, entre 28 e 32ºC, no Distrito Federal,
Há possibilidade de ocorrência de chuvas pontuais, com temporais isolados, no noroeste e no norte de Mato Grosso.

 

CALOR ABAFADO, CHUVAS E TEMPORAIS

Amazonas (centro, noroeste, norte, nordeste, leste e sudeste).

O calor abafado, com chuvas passageiras e pontuais, continua a predominar no Amazonas, exceto no sul e no sudoeste amazonense.
Durante esta semana, fortes pulsos úmidos do Atlântico avançarão pelo estado, de leste para oeste, provocando temporais em vários municípios, inclusive, em Manaus.
Portanto, deverão ocorrer chuvas fortes, com raios e ventanias, podendo causar transtornos à população de áreas vulneráveis.

 

TEMPO BOM E QUENTE

Bolívia (planícies) e Peru (região de selva).

Tempo bom, com muito sol e calor, vai predominar nas planícies da Bolívia e no sudeste e no leste da região de selva do Peru. Podem ocorrer chuvas pontuais no norte e no nordeste da selva peruana.
Nos Andes destes países, o sol com poucas nuvens e as noites frias vão predominar durante a semana.

468 ad

2 comments

  1. Henrique /

    Você tem informações sobre quantos milímetros choveu em Porto Velho nesse mês de agosto? Choveu muito aqui esse mês, nunca vi um mês de agosto tão chuvoso e também com muitas friagens, mas foi bom porque diminuiu as queimadas.

    • Olá, Henrique! Em Porto Velho, choveu, em agosto de 2018, até o momento, 75mm, segundo os registros da estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), sendo que a média de agosto é de 36,4mm. No entanto, esta estação tem apresentado, diariamente, problemas de registros durante a noite, por motivos de bateria fraca. Assim, algumas horas da noite não são registradas. Infelizmente, Porto Velho, dentre as 27 capitais brasileiras, é a única capital que não possui estação meteorológica convencional do INMET, prejudicando sensivelmente a obtenção de dados meteorológicos completos. Como você viu, pelos registros de agosto, até o momento, já choveu mais do que o dobro da média mensal para a capital de Rondônia.
      Muito obrigado pela participação.

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *