Temperatura cai bruscamente com a chegada de mais uma onda de frio polar

ago 19

FRIAGEM COM CHUVAS

Uma forte onda de frio polar avança rapidamente na direção da Amazônia Ocidental, provocando chuvas e temporais por onde passa. No leste e no sul do Acre, a frente fria chegará entre 9 e 12 horas da manhã desta segunda-feira (20/8/2018), com ventos intensos da direção sudeste, cujas rajadas devem oscilar entre 30 e 60km/h, em alguns pontos.
Esta já é a frente fria de número 14 a chegar ao Acre em 2018, com penetração de ar polar na sequência.
Logo após a frente fria, uma forte massa de ar polar vai derrubar a temperatura não só no Acre, mas também em Rondônia (sul e oeste), em Mato Grosso (Cuiabá, Pantanal e oeste do estado), Bolívia (planícies) e Peru (região de selva).
Esta segunda-feira será com tempo extremamente instável, com céu encoberto, chuvas a qualquer momento, desde as primeiras horas do dia. É alta a probabilidade de temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias, em qualquer município do Acre e do sul do Amazonas.
A temperatura máxima – durante a tarde – deve ficar abaixo de 22ºC ou até inferior a 18ºC, dependendo da área, no leste e no sul do Acre e no sul e oeste de Rondônia, assim como na região do Pantanal de Mato Grosso.
As mínimas, ao amanhecer de terça-feira e de quarta-feira, devem oscilar entre 13 e 16ºC, no Acre, Rondônia e sul do Amazonas, e, entre 10 e 13ºC, em Mato Grosso.
Esta segunda-feira terá um dia frio, com céu encoberto, muito vento da direção sudeste e chuvas abundantes na maior parte do Acre.

CHUVAS ABUNDANTES

A chegada desta onda de frio provocará chuvas abundantes no Acre, no sul e oeste do Amazonas, na região de selva do Peru e nas planícies da Bolívia. Neste domingo (19/8/2018), já choveu bastante em Rio Branco. As chuvas pré-frontais deste domingo somaram mais de 20mm, em Rio Branco e proximidades, onde ocorreram raios e fortes rajadas de vento, nas primeiras horas da tarde.
Assim, os níveis dos rios da região voltarão a subir bastante nos próximos dias, principalmente o nível do rio Acre, na capital acreana.
As chuvas, nas próximas 24 horas, deverão superar 30mm em vários municípios do Acre, do sul do Amazonas e do norte e oeste de Rondônia, assim como nas planícies da Bolívia e da região de selva do Peru.

468 ad

6 comentários

  1. William Hermógenes /

    Essa friagem tem possibilidade de ser maior que a do dia 2 de junho ou não?
    e que horas poderá chegar aqui em Boca do Acre?

    • Sim, é possível, mas não é certeza! Em Boca do Acre, os primeiros ventos desta onda de frio devem soprar no fim da tarde desta segunda-feira, no horário compreendido entre 15 e 18 horas.

  2. Henrique /

    A temperatura vai cair significantemente em Porto Velho?

    • Não. Em Porto Velho, as mínimas devem oscilar entre 17 e 19 graus, mas, em Guajará-Mirim, em Costa Marques e em Vilhena, as mínimas poderão oscilar entre 12 e 15 graus.

  3. Teresa Di Somma /

    Quantos dias durará?

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *