Chuvas intensas e queda da temperatura, após novo recorde de calor no Acre. Nível dos rios volta a subir. Vem mais chuva por aí!
ago 15
NOVO RECORDE DE CALOR
No dia anterior, terça-feira (14/8/2018), a capital do Acre registrava mais um recorde de calor do ano, com máxima de 34,8º, às 13h, segundo a estação meteorológica do aeroporto da cidade. Antes, o maior registro do ano era 34,7ºC, no dia 12 de agosto.
Apenas 24 horas depois, nesta quarta-feira (15/8/2018), a maior temperatura em Rio Branco, no início da tarde, era de 21ºC, ou seja, uma queda de mais de 13ºC, em relação ao dia anterior. A mesma temperatura de 21ºC, no mesmo horário (13h), era registrada em Brasileia e Epitaciolândia.
A causa desta queda brusca nas temperaturas máximas foi a chegada de uma frente fria, que ocorreu no início do dia desta quarta-feira, e, na sequência, a incursão de ar polar.
JÁ CHOVEU MAIS DO QUE A MÉDIA
Nas últimas 48h, choveu o mesmo que é normal para o mês inteiro em vários municípios do Acre, principalmente no leste e no sul do estado, onde a média de agosto gira entre 25 e 45mm, conforme o município.
Em Porto Acre, por exemplo, até as 2 horas da tarde desta quarta-feira, havia chovido, em apenas 24h, um total de 74,4mm.
Chuvas fortes e volumosas, com duração de mais de 6h ininterruptas, ocorreram na maior parte do vale do rio Acre, incluindo seus principais afluentes: os rios Xapuri e Rola.
Em Brasileia, foram registrados 30,2mm, em poucas horas, enquanto, em Capixaba, foram 27,4mm.
A capital acreana não ficou para trás, com acumulado significativo também.
Já havia chovido, até as 15h da tarde desta quarta-feira, em todos os municípios do Acre. Em Santa Rosa do Purus, o acumulado em 24 horas era de 42,4mm e, em Sena Madureira, 17,2mm.
Por volta das 3h da tarde desta quarta-feira, a frente fria chegava em Cruzeiro do Sul, onde provocou temporais e queda brusca da temperatura, que caiu, em apenas 1h, de 34ºC para 24ºC. No dia anterior, nesta cidade, foram registradas rajadas de vento de 59km/h, na estação do aeroporto da cidade.
Rio Branco também registrou fortes rajadas de vento, na última terça-feira, cuja velocidade atingiu 46km/h.
Todos estes fenômenos meteorológicos foram previstos e anunciados por nós, com muita antecedência, e, portanto, não causou nenhuma surpresa para quem manteve-se atualizado conosco.
VAI CHOVER MAIS NOS PRÓXIMOS DIAS
Haverá uma pequena tréguas das chuvas no Acre, porém, a partir de domingo (19/8/2018), voltará a chover bastante, devido a mais uma frente fria que chegará à região na segunda-feira e aos pulsos úmidos que avançam do Atlântico.
Como já era previsto por O Tempo Aqui, o nível do rio Acre voltará a subir bastante, principalmente em Rio Branco, nos próximos dias.
Acompanhe nossas atualizações para ficar melhor informado sobre o tempo e, assim, planejar adequadamente suas atividades.
E amanhã como será o tempo?
Olá, Teresa! Como você já deve ter visto, a previsão para esta quinta-feira já está publicada. Muito obrigado pela participação.