Chuvas e queda da temperatura no Acre e Rondônia. Nova onda de frio polar pode provocar temporais.
ago 14
FRIAGEM E CHUVAS ESTÃO CHEGANDO
Mais uma onda de frio polar avança rapidamente na direção da Amazônia Ocidental, cuja frente fria chegará ao leste e ao sul do Acre e ao sul e oeste de Rondônia, na manhã desta quarta-feira (15/8/2018), com ventos infensos da direção sudeste. Em alguns pontos, as rajadas poderão atingir velocidade superior a 40km/h.
Esta já é a frente fria de número 13 a atingir o Acre, com penetração de ar polar, neste ano de 2018.
Assim, esta quarta-feira será com tempo instável, céu encoberto e chuvas a qualquer momento desde as primeiras horas do dia no leste e no sul do Acre. Na parte da tarde, a frente fria avança na direção do vale do Juruá, onde deixará o tempo instável também.
As chuvas são consequência dos pulsos úmidos do Atlântico, que avançam da direção do Acre, passando também por Rondônia e pelo Amazonas, além do noroeste e do oeste de Mato Grosso, e o seu choque com o ar frio que chegará à região.
A temperatura máxima, no início da tarde desta quarta-feira, nas regiões acreanas de Rio Branco e de Brasileia, e nas rondonienses de Guajará-Mirim, Costa Marques e Vilhena, deverão ficar abaixo de 24ºC, com sensação térmica inferior devido aos ventos intensos que estarão soprando da direção sudeste. Em alumas cidades destas regiões, a temperatura máxima poderá ficar inferior a 20ºC.
À noite, porém, não haverá declínio acentuado da temperatura, e as mínimas, ao amanhecer de quinta-feira, deverão oscilar entre 15 e 18ºC, no leste e sul do Acre e no sul e oeste de Rondônia.
ALERTA DE TEMPORAIS
A partir desta terça-feira (14/8/2018), mas, principalmente, na quarta-feira, as condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de temporais, com chuvas fortes e generalizadas, raios, ventanias e queda pontual de granizo, no Acre, em Rondônia, no Amazonas, no oeste e noroeste de Mato Grosso, nas planícies da Bolívia e na região de selva do Peru.
Em algumas áreas do Acre, principalmente nos vales dos rios Acre, Iaco e Juruá, o acumulado de chuvas, nas próximas 48 horas, poderá oscilar entre 30 e 60mm.
É importante que a população fique atenta a fim de evitar maiores prejuízos ou transtornos.
Acompanhe nossas atualizações a qualquer momento para ficar melhor informado sobre o tempo nos próximos dias.