Dia mais quente e mais seco do ano foi registrado no domingo em Rio Branco. Esta semana tem chuvas, queda da temperatura e possibilidade de temporais no Acre.

ago 13

RECORDE DE CALOR E DE BAIXA UMIDADE

O último domingo (12/8/2018) foi marcado por dois recordes simultâneos na capital do Acre: o dia mais quente e o dia mais seco do ano até o momento.
A estação meteorológica do aeroporto de Rio Branco registrou temperatura máxima de 34,7ºC, às 14h, e umidade relativa do ar de apenas 27%, no mesmo horário. Esta também foi a menor umidade do ano registrada em todo o Acre.
Assim, foram superados o recorde anual de maior temperatura, com 33,7ºC, registrado no dia 29 de julho, e o de menor umidade relativa do ar, com 29%, registrado nos dias 4, 7 e 27 de julho e no 11 de agosto.
Com esta marca de umidade, Rio Branco ficou entre as capitais mais secas do Brasil, e entrou em estado de atenção para a saúde da população.
Neste mesmo dia, foram registradas umidades de apenas 7%, em Goiânia, e 12%, em Brasília, caracterizando o estado de emergência para a saúde humana. Em Cuiabá, foi registrada, nesta segunda-feira, apenas 13% de umidade, o que caracteriza o estado de alerta.

 

VOLTA A CHOVER NO ACRE

As baixas umidades do ar no leste e no sul do Acre serão interrompidas pelas chuvas que ocorrerão a partir desta terça-feira, sendo que, na quarta-feira, poderão ocorrer temporais, com raios, ventanias e possibilidade de queda pontual de granizo.
As causas são a aproximação e chegada de mais uma frente fria e a incursão de pulsos úmidos do Atlântico (PUA). A chegada desta onda de frio polar poderá caracterizar uma leve friagem no leste e sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia e na região do Pantanal de Mato Grosso. Nesta terça-feira, nas primeiras horas da tarde, O Tempo Aqui publicará informações mais precisas sobre mais esta massa de ar polar a atingir o sul da Amazônia Ocidental, cuja frente fria chegará ao leste e sul do Acre, na manhã desta quarta-feira (15/8/2018).
Portanto, o nível do rio Acre, que, em pouco mais de 48 horas, passou de 1,9m para 2,9m – no momento diminuindo – deverá voltar a subir nos próximos dias, dependendo da intensidade das chuvas que ocorrerão durante esta semana no seu alto curso.
Acompanhe nossas atualizações para ficar melhor informado sobre o tempo nos próximos dias.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *