Choveu muito no Acre, nos últimos dias. Em agosto, chuvas poderão ficar acima da média.

ago 02

CHUVAS PASSARAM DA MÉDIA

As chuvas que têm ocorrido no Acre superaram a média em vários municípios. Em Sena Madureira, por exemplo, nos últimos 15 dias, choveu três vezes mais do que a média mensal.
A região do Alto Acre também registrou chuvas expressivas, com acumulados entre 35 e 60mm, superando a média do mês de julho, que situa-se entre 25 e 35mm.
Não foi diferente nos vales dos rios Purus, Tarauacá, Envira e Juruá, onde tem chovido bastante para a época.
Na última terça-feira (31/7/2018), choveu em todos os municípios do estado, sendo que, na maioria deles, o volume foi expressivo.
É bom lembrar que o Acre está no inverno e, portanto, na estação mais seca do ano.
O único município acreano que não registrou volume expressivo de chuvas, nestes dias, foi Rio Branco, mais especificamente onde estão localizadas as estações meteorológicas que medem a quantidade de chuvas. No entanto, em alguns bairros da capital do estado, ocorreram chuvas volumosas.
Em todo o Acre, somente nos últimos quatro dias, foram registrados pela Agência Nacional de Águas, em ordem decrescente de volume de chuva:
– 35,6mm, em Manuel Urbano;
– 33,4mm, em Brasileia e Epitaciolândia;
– 25,8mm, em Capixaba, no vale do rio Acre;
– 24,0mm, em Sena Madureira;
– 21,6mm, no alto curso do rio Envira;
– 21,0mm, em Cruzeiro do Sul;
– 17,6mm, em Tarauacá;
– 15,8mm, no vale do rio Caeté;
– 11,0mm, em Xapuri;
– 8,4mm, em Feijó;
– 7,2mm, em Porto Acre;
– 4,8mm, no alto curso do rio Acre, em Aldeia dos Patos;
– 2,0mm, em Rio Branco.

 

AGOSTO PROMETE MAIS CHUVA

O mês de agosto de 2018 promete chuvas dentro ou um pouco acima da média no Acre.
Até o próximo domingo (5/8/2018), segundo estimativas feitas por O Tempo Aqui, devem ocorrer chuvas significativas para a época, inclusive, em Rio Braco.
Nestes próximos dias, poderão ocorrer chuvas fortes, com raios e ventanias, em algumas áreas do estado, devido a dois fatores principais: uma massa de ar úmido – originária do Atlântico – e uma frente fria, que chegará no domingo.
Além disso, devem ocorrer outras frentes frias, mais fortes, durante o mês de agosto, e mais penetração de ar úmido, o que, naturalmente, provocarão chuvas no Acre.
Nesta sexta-feira, O Tempo Aqui publicará informações mais precisas sobre a leve queda de temperatura no próximo domingo, podendo até ser caracterizada uma leve friagem na região.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *