Eclipse lunar não será visível no Acre. Venha ver com a gente, no fim da tarde de hoje, a Lua cheia nascendo ao lado do planeta Marte, além de Vênus, Júpiter, Saturno e Mercúrio. Não perca!
jul 27
HOJE À NOITE, NA PASSARELA, VENHA VER COM A GENTE
Os acreanos não poderão ver o eclipse da Lua mais longo do século que acontece nesta sexta-feira (27/7/2018). O Tempo Aqui, no entanto, convida todos a virem até a passarela Joaquim Macedo, em Rio Branco,, para ver o nascer da Lua cheia ao lado do planeta Marte, na sua maior aproximação da Terra, desde o ano de 2002.
No mesmo instante, veremos também os planetas Vênus, Mercúrio, Júpiter e Saturno. Isto tudo sem nenhum equipamento, porém, se você dispuser de um bom binóculo ou um telescópio simples, verá até as paisagens com montanhas, crateras e geleiras de Marte e os anéis de Saturno.
Não perca esta oportunidade única, pois o céu estará limpo em Rio Branco e em todo o Acre e regiões próximas.
Estaremos, a partir das 5 horas da tarde, ali na passarela, em cima do rio Acre, junto com você, para ver a Lua nascer, mostrar todos os planetas e prestar todas as informações necessárias referentes a estas belezas no céu desta noite de sexta-feira.
No mesmo horário, ou seja, no início da noite, veremos também alguns satélites artificiais cruzando o céu de Rio Branco.
Venha cedo e mostraremos, ainda de dia, muito antes de o Sol se pôr, os planetas Vênus e Júpiter.
A passarela Joaquim Macedo é o melhor lugar no centro de Rio Branco para se ver fenômenos celestes nesta noite, pois está com todas as luzes apagadas, o que permitirá uma boa visualização dos corpos celestes.
Uma nova oportunidade como esta de hoje dificilmente ocorrerá nas próximas décadas.
Estamos aguardando você e seus amigos e suas amigas ali na passarela. Venha conversar com a gente!
PLANETA MARTE NA SUA MÁXIMA APROXIMAÇÃO
Sem poder ver o eclipse total da Lua, a ocorrer nesta sexta-feira (27/7/2018), os acreanos devem aproveitar as noites estreladas para ver o planeta Marte na sua máxima aproximação da Terra. É o ponto mais brilhante e vermelho no céu, durante a noite inteira. Vênus é o mais brilhante, do lado oeste, mas não é vermelho, e se põe por volta das 8h da noite, ao contrário de Marte, que pode ser visto, nestes dias, durante a noite toda.
Nesta sexta-feira de Lua cheia, Marte estará muito próximo da Lua com brilho intenso e cor avermelhada, sendo, portanto, de fácil localização e visualização.
Entre os dias 27 e 31 de julho, o planeta Marte estará na sua máxima aproximação da Terra, a apenas 57 milhões de quilômetros. É a maior aproximação desde o ano de 2002.
Além de Marte, outros quatro planetas podem ser visualizados, a olho nu, nestas noites de julho e de início de agosto: Mercúrio, Vênus, Júpiter e Saturno.
Todos os cinco planetas estão praticamente alinhados no sentido leste-oeste no céu, cujas distâncias da Terra são;
– Marte, a 57.000.000km (o mais próximo da Terra);
– Mercúrio, a 96.000.000km (o mais próximo do Sol);
– Vênus, a 122.000.000km;
– Júpiter, a 780.000.000km;
– Saturno, a 1.228.000.000km (o mais distante da Terra, dentre os cinco planetas visíveis a olho nu).
No céu, esta é a ordem que eles aparecem, de oeste para leste:
– Mercúrio, o de brilho mais fraco, próximo do horizonte, do lado oeste,assim que o Sol se pôr;
– Vênus, o mais brilhante, no início da noite, do lado oeste;
– Júpiter, aparece na vertical assim que anoitece, muito brilhante;
– Saturno, brilho fraco, mas perfeitamente visível, entre Júpiter e Marte;
– Marte, o segundo mais brilhante, sendo o mais vermelho, aparecendo do lado leste no início da noite e desaparecendo do lado oeste ao amanhecer.
Aproveite ao máximo, pois uma nova organização planetária igual a esta, com as condições de céu limpo, a possibilidade de ver todos os cinco planetas numa única noite e Marte muito próximo da Terra vai demorar muitos anos ou muitas décadas para ocorrer novamente um fenômeno celeste tão belo com este!
Estamos aguardando você, a partir das 17 horas desta sexta-feira, ali na passarela Joaquim Macedo, em Rio Branco. Venha conversar com a gente.