Chuvas intensas vão continuar, em Rio Branco e em todo o Acre, pelo menos, até a próxima segunda-feira.
jan 09
11h 35min
O elevado teor de umidade existente no ar vai continuar favorecendo a formação de nuvens carregadas, em todo o Acre, no Amazonas, em Rondônia, na Bolívia, no Peru e na Colômbia.
A origem dessa umidade é a evaporação das águas do oceano Atlãntico Norte. Os ventos que sopram daquela área oceânica em direção à Amazônia Ocidental trazem, consequentemente, condições favoráveis à ocorrência de chuvas abundantes, em todo o Acre e regiões vizinhas.
Portanto, chuvas intensas, muitas vezes, acompanhadas de raios e ventanias, vão continuar a ocorrer, em Rio Branco e em todos os demais municípios do estado, pelo menos, até a próxima segunda-feira, dia 13 de janeiro.
Em alguns municípios, poderá, até, haver muito Sol, sem chuvas, por um ou dois dias, mas, no geral, as chuvas vão predominar.
Assim, espera-se, a partir da próxima semana, um aumento considerável do nível dos rios acreanos, notadamente, o Juruá, o Tarauacá, o Purus e o Acre.
Em Rio Branco, nos primeiros oito dias de janeiro, já choveu 208mm, ou seja, 72,3% do esperado para todo o mês.
Pelas análises iniciais, parece que as chuvas serão abundates, até a segunda quinzena de abril, quando deverá chegar a primeira frene fria de impacto de 2014.
Antes, deverão chegar outras frentes frias, mas de fraca intensidade.