Temperatura caiu 16ºC, apenas 24h após recorde de calor do ano na capital do Acre. Frio polar chegou com ventos intensos. As noites serão frias na próxima semana, com os dias secos e ensolarados.
jul 21
TEMPERATURA DESPENCOU NO ACRE
Não foi surpresa, pois O Tempo Aqui avisou com mais de uma semana de antecedência, repetindo a informação diariamente.
Neste sábado (21/7/2018), às 8h da manhã, uma forte frente fria chegou ao Acre, com ventos intensos da direção sudeste, cujas rajadas atingiram 43km/h, segundo os registros da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia em Epitaciolândia.
Os ventos continuaram a soprar intensa e ininterruptamente, com fortes rajadas, que, em Rio Branco, passaram de 50km/h, no começo da tarde.
Logo após a chegada da frente fria, uma massa de ar frio polar moderada começou a penetrar no estado.
A temperatura despencou em Rio Branco, Brasileia e proximidades. Em apenas 24 horas, as máximas caíram, em média, 15ºC.
No dia anterior (20/7/2018), às 3h da tarde, a temperatura, em Rio Branco, tinha atingido o maior valor de 2018, até o momento, com 33,6ºC, No mesmo horário deste sábado, ou seja, às 3h da tarde, a temperatura era de apenas 19,5ºC, uma queda de 14,1ºC em relação ao dia anterior.
A queda foi ainda maior nas cidades de Brasileia e Epitaciolândia, onde, no dia anterior, neste mesmo horários (15 horas), o termômetro do Instituto Nacional de Meteorologia registrava 33,4ºC, sendo que, neste sábado às 15 horas, o valor era de apenas 17,2ºC, ou seja, uma queda de 16,2ºC.
Não foi diferente em Rondônia (Vilhena, Costa Marques e Guajará-Mirim) e em Mato Grosso (Cuiabá e Pantanal Mato-grossense), onde o dia também foi de intensa penetração de ar frio polar.
A temperatura vai continuar caindo durante a noite e as mínimas, ao amanhecer deste domingo, devem oscilar entre 13 e 16ºC, no leste e sul do Acre e no sul e oeste de Rondônia, enquanto que, em Mato Grosso (Cuiabá e Pantanal), as mínimas vão oscilar entre 10 e 13ºC.
CHOVEU BASTANTE NO ACRE
Como previsto, a chegada da frente fria provocou chuvas nas últimas 24 horas, na maior parte do Acre, sendo que, os maiores valores ocorreram no sul, no centro e no oeste do estado.
Em algumas áreas, as chuvas foram fortes e acompanhadas de raios e ventanias.
Nos últimos dias, o nível do rio Acre, na cidade de Brasileia, subiu 12cm, passando de 1,35 para 1,47cm, enquanto que, em Rio Branco, subiu 3cm, passando de 2,05 para 2,08cm, segundo as medições realizadas, no começo da tarde deste sábado, pela Agência Nacional de Águas.
NOVA ONDA DE FRIO POLAR
A penetração de ar polar vai continuar nos próximos dias, deixando os dias quentes, secos e ensolarados, porém as noites serão frias no leste e no sul do Acre.
Na próxima terça-feira (24/7/2018), uma nova onda de frio polar chegará ao Acre e proximidades, deixando as noites frias até o fim da semana que vem.
No entanto, durante o dia, o sol intenso vai predominar, com baixa umidade do ar, cujas valores mínimos, em algumas áreas, na parte da tarde, devem oscilar entre 20 e 30%, caracterizando o estado de atenção para a saúde humana. Não está descartada a possibilidade de que a umidade fique até inferior a 20%, porém, acima de 12%, em alguns pontos do Acre, de Rondônia e do Amazonas, o que caracterizaria o estado de alerta para as pessoas.
Assim, o tempo fica firme, sem a menor possibilidade de chuvas, a partir deste domingo, até, pelo menos, o próximo sábado (28/7/2018).
Acompanhe sempre as nossas atualizações e seja o primeiro a saber como vai ficar o tempo nos próximos dias.