Frio polar fez 13,7ºC, em Rio Branco. Temperatura cai ainda mais esta noite em todo o Acre, com mínima que deve oscilar entre 10 e 13ºC.
jul 10
SENSAÇÃO FOI ABAIXO DE 9ºC
O ar polar veio com forte intensidade ao Acre, Rondônia, Mato Grosso e sul do Amazonas. A frente fria chegou a Rio Branco no fim da noite de domingo para segunda-feira, com fortes rajadas de vento.
Nesta terça-feira (10/7/2018), o dia começou com temperatura de apenas 13,7ºC, em Rio Branco, mas a sensação térmica era inferior a 9ºC, devido aos fortes ventos, cuja velocidade média situava-se 25 e 30km/h, segundo registros do Instituto Nacional de Meteorologia.
Os ventos, na capital acreana, continuaram intensos, durante o dia inteiro, nesta terça-feira. Mesmo com sol forte, sem nenhuma nuvem, a temperatura máxima ficou abaixo de 24ºC, no leste e no sul do Acre.
FRIO AUMENTA ESTA NOITE
A noite desta terça-feira para quarta-feira será ainda mais fria e deve registrar novos recordes de frio no Acre. O recorde atual de temperatura mais baixa de 2018, em Rio Branco, é de 13,3ºC, ocorrido no dia 17 de junho, e em todo o Acre, o recorde é de 12,7ºC, registrado em Brasileia e Epitaciolândia, no dia 4 de junho.
Ao amanhecer desta quarta-feira, a temperatura deve oscilar entre 10 e 13ºC, no leste e no sul do Acre, e, entre 13 e 16ºC, no centro do estado e no vale do Juruá.
MÍNIMAS DESTA TERÇA-FEIRA NA REGIÃO
As menores temperaturas, em ordem crescente, registradas nesta terça-feira (10/7/2018), na Amazônia Ocidental, foram:
. 11,0ºC, em Vilhena (Rondônia);
. 13,5ºC, em Brasileia e Epitaciolândia (Acre);
. 13,7ºC, em Rio Branco (Acre);
. 14,0ºC, em Assis Brasil (Acre, segundo o SENAMHI, do Peru);
. 14,6ºC, em Santa Rosa do Purus(Acre, segundo SENAMHI, do Peru);
. 15,7ºC, em Ariquemes (Rondônia);
. 15,9ºC, em Boca do Acre (Amazonas);
. 16,4ºC, em Cacoal (Rondônia);
. 16,7ºC, em Feijó (Acre);
. 17,1ºC, em Porto Velho (Rondônia);
. 17,3ºC, em Tarauacá (Acre);
. 17,4ºC, em Humaitá (Amazonas);
. 18,5ºC, em Porto Walter (Acre).
Nesta quarta-feira, porém, deverão ocorrer temperaturas ainda mais baixas em várias cidades da região.
ESTADO DE ALERTA DE BAIXA UMIDADE
Nestes próximos dias, a umidade do ar, no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas, deverá ficar muito baixa, pois o ar seco polar continua penetrando na região. O tempo vai continuar firme e ensolarado. Não chove, pelo menos até o próximo domingo (15/7/2018).
Durante as tardes, deverão ocorrer registros frequentes entre 20 e 30% de umidade relativa do ar, caracterizando o estado de atenção para a saúde humana.
No entanto, em alguns dias e municípios, os valores poderão ficar ainda mais baixos, entre 12 e 20%, o que caracteriza o estado de alerta para a saúde das pessoas.
Portanto, ingira bastante líquidos e evite ficar exposto ao Sol.
Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar melhor informado sobre o tempo nos próximos dias.