Ar polar chega na segunda-feira, com muito vento, e temperatura cai rapidamente no Acre, Rondônia, Mato Grosso e sul do Amazonas. No domingo, muito calor e possibilidade de chuvas pontuais.
jul 07
DOMINGO QUENTE
O domingo (8/7/2018) começa com temperatura amena, no Acre, mas o calor aumenta rapidamente e fica abafado. Á tarde e durante a noite, deve chover em alguns ponto, principalmente no centro do estado e no vale do Juruá.
A temperatura máxima deve oscilar entre 33 e 35ºC, no Acre, podendo ocorrer novo recorde de calor de 2018. A maior temperatura deste ano, por exemplo, em Rio Branco, foi 33,2ºC, registrada na última sexta-feira (6/7/2018), na estação meteorológica do aeroporto.
Este domingo também será muito quente em Rondônia, Amazonas, Mato Grosso e Goiás.
SEGUNDA-FEIRA FRIA
A forte frente fria que se aproxima chega à região na noite deste domingo para segunda-feira.
No Acre, os ventos frios começam a soprar nas primeiras horas de segunda-feira. Nas regiões de Rio Branco e Brasileia (leste e sul do acreano), os ventos passam a soprar intensa e ininterruptamente da direção sudeste, com fortes rajadas, cuja velocidade pode passar de 50km/h em vários pontos.
Tais ventos causados pela penetração da forte onda de frio polar vão continuar soprando intensamente na terça-feira e devem atingir a maior parte do Amazonas, inclusive, com fraca intensidade, a região de Manaus, sem, no entanto, diminuir sensivelmente a temperatura na capital amazonense.
As temperaturas mínimas, ao amanhecer de terça-feira e de quarta-feira, dias 10 e 11 de julho, devem oscilar:
– entre 12 e 15ºC, em Rio Branco, Brasileia, Costa Marques, Guajará-Mirim e Vilhena;
– entre 15 e 18ºC, em Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Boca do Acre;
– entre 10 e 13ºC, em Cuiabá e Cáceres.
As temperaturas máximas – que ocorrem, geralmente, no início da tarde – nesses dias, devem ficar abaixo de 23ºC, no leste e sul do Acre e no sul e oeste de Rondônia, e, abaixo de 20ºC, em Cuiabá e na região do Pantanal de Mato Grosso.
Em Goiás, o ar polar terá penetração fraca e, por isso, as temperaturas devem sofrer pequena queda apenas no sul e no sudoeste do estado.
Acompanhe nossa atualização neste domingo, por volta das 16 horas, quando estaremos publicando informações mais precisas sobre esta massa de ar polar que chegará à Amazônia.