Fim de semana quente, seco e ensolarado. Não há previsão de frio polar para a Amazônia nos próximos dias. Antes, veja o planeta Marte.

jun 29

ANTES, VEJA O PLANETA MARTE

Nesta e nas próximas noites, aproveite, já que o céu vai estar estrelado, para olhar para cima e ver o planeta Marte, que se aproximou bastante da Terra. É fácil localizá-lo, pois, nesta sexta-feira (29/6/2018) e no sábado (30/6/2018), estará muito próximo da Lua, sendo o ponto mais brilhante e vermelho no céu, perto dela.
Nestes dias, Marte está muito próximo da Terra: aproximadamente 70 milhões de quilômetros, ou seja, menos da metade da distância até o Sol.
Tal aproximação voltará a ocorrer somente por volta do ano 2022.
Portanto, aproveite para ver o planeta Marte, sem precisar de nenhum equipamento, mas se você olhar através de um telescópio ou um bom binóculo, será ainda mais empolgante.
Nestas noites, podem ser vistos, a olho nu, também, os planetas:
– Vênus, o mais brilhante, no lado oeste, no começo da noite;
– Mercúrio, logo abaixo de Vênus, fraca luminosidade;
– Júpiter, muito brilhante, a partir do início da noite, quase na vertical e se pondo do lado oeste por volta das 3 horas da manhã;
– Saturno, fraca luminosidade, entre Júpiter e Marte, mas, à meia-noite, fica quase na vertical.
Todos estes planetas ficam, aos nossos olhos, aproximadamente, alinhados de oeste para leste, passando sobre nossas cabeças. Assim: se você ficar de frente para Vênus, no início da noite, Júpiter estará quase sobre a sua cabeça, um pouco atrás, enquanto, Saturno, um pouco mais abaixo, atrás de você, e Marte (quando surgir no horizonte leste) ficará nas suas costas. Não esqueça que, quando Marte surgir no horizonte leste, por volta das 20 horas, o planeta Vênus já terá se posto no horizonte oeste.
Aproveite para ver este raro fenômeno, quando, numa única noite, podemos ver todos os cinco planetas que são visíeveis sem necessidade de nenhum equipamento.

 

FIM DE SEMANA QUENTE, SECO E ENSOLARADO

Como O Tempo Aqui vinha informando, nenhuma onda de frio chegará ao Acre e proximidades nestes dias, ao contrário de falsas informações passadas para a população e atribuídas a nós.
Este fim de semana e até, pelo menos a próxima terça-feira (3/6/2018), o calor diurno e a baixa umidade do ar, com muito sol, vão continuar a predominar no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal e no sul do Amazonas. À noite, porém, principalmente ao amanhecer, as temperaturas estarão amenas, sendo que, no Distrito Federal e no centro e sul de Goiás, as mínimas estarão relativamente baixas, podendo oscilar entre 9 e 14ºC, dependendo da cidade.
No leste e no sul do Acre, assim como em Rondônia, em Mato Grosso e no sul do Amazonas, as mínimas, ao amanhecer, vão oscilar, nestes dias, entre 17 e 20ºC, enquanto as máximas, entre 32 e 35ºC.
Não há perspectiva de chuvas na região, durante estes dias, porém, se ocorrerem, serão rápidas e apenas em alguns poucos pontos isolados.

 

NOVA ONDA DE FRIO POLAR

Nesta segunda-feira (2/6/2018), chega ao extremo sul do Brasil, uma forte onda de frio polar, mas não atingirá a Amazônia.
No entanto, outra onda de frio polar deverá avançar na direção da Amazônia no fim da próxima semana, mas ainda é cedo para se obter informações sobre sua intensidade e o dia da sua chegada.
Acompanhe nossas atualizações para ficar melhor informado sobre o tempo nos próximos dias.

468 ad

2 comments

  1. Marlon Brito /

    Aonde encontro um telescópio que possa olhar esses corpos celestes?

    • Olá, Marlon! No Acre, é muito difícil encontrar telescópios à disposição de qualquer pessoa para olhar o céu. No entanto, os cinco planetas que estão aparecendo durante a noite, podem ser vistos a olho nu. Há pouco tempo, um grupo de observadores dispunha de um telescópio no centro de Rio Branco, para quem quisesse observar o eclipse da Lua. Muito obrigado pela participação. Um abraço.

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *