Começa o inverno, com o dia mais curto e a noite mais longa do ano. São esperadas temperaturas muito baixas no sul da Amazônia.
jun 20
INVERNO, A ESTAÇÃO SECA E FRIA
Em qualquer lugar, o inverno está associado a temperaturas abaixo da média. Não seria diferente no Acre e em todo o sul da Amazônia.
Nesta quinta-feira (21/6/2018), exatamente às 5h7min (horário de Rio Brando), o Sol, no seu movimento aparente, estará na sua posição mais inclinada em relação ao hemisférios sul da Terra. Este será o dia mais curto, com as duas noites (anterior e posterior) mais longas do ano.
Em Rio Branco (Acre), na sua posição mais alta do dia, ou seja, na metade do dia, o Sol estará na sua posição mais inclinada do ano, com 33ºC para o norte, em relação à vertical.
Neste dia, começa o inverno no Acre e em todo o hemisférios sul do planeta. Trata-se do fenômeno conhecido como solstício de inverno, quando o Sol fica na vertical exatamente sobre o trópico de Câncer.
MUITO FRIO NO BRASIL
Este inverno de 2018 promete ser muito frio, pois as perspectivas são de que intensas massa de ar polar avancem para o norte e atinjam o Brasil.
No Acre e no sul da Amazônia Ocidental são esperadas temperaturas muito abaixo da média nesta estação do ano. Estimamos valores mínimos, no mês de julho, abaixo de 10ºC, no leste e sul do Acre e em parte de Rondônia.
A primeira onda de frio deste inverno chega ao sul do Brasil, mais especificamente no Rio Grande do Sul, na próxima sexta-feira (22/6/2018).
No entanto, entre domingo e segunda-feira, uma poderosa onda de frio, a mais fria de 2018 até o momento, deverá despencar brusca e acentuadamente a temperatura nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com valores mínimos que podem oscilar entre -6ºC e -2ºC, o que causará a formação de geada generalizada. Será alta a probabilidade de queda de neve na próxima semana.
Esta onda de frio deverá chegar ao Acre e proximidades no início da próxima semana, mas com intensidade fraca ou moderada, conforme nossas análises atuais.
RECORDE DE BAIXA UMIDADE DO AR
Entre 2 e 3 horas da tarde desta quarta-feira (20/6/2018), último dia do outono, foi registrada, em Rio Branco, a menor umidade do ar de 2018, até o momento, com apenas 33%. Nos próximos dias, a baixa umidade vai continuar a ocorrer no Acre, no sul do Amazonas, em Rondônia e, principalmente, em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.
Estaremos publicando, a qualquer momento, informações mais precisas sobre a nova onda de frio a chegar à Amazônia.
Li em alguns sites que este inverno será de neutralidade e as temperaturas não deverão ficar abaixo da média. Está previsão se confirma ? Pois ainda não havia iniciado o inverno e as temperaturas já estavam abaixo do esperado.
Olá, Francine! Sim, alguns institutos de Meteorologia anunciaram que não haverá muito frio. Nós, no entanto, temos nossa própria metodologia e, segundo nossos estudos, haverá bastante frio neste inverno, como já vinha ocorrendo no outono. Muito obrigado pela participação.