Tempo seco e ensolarado, com noites frias, esta semana. Recordes de frio registrados no Acre, Rondônia e Amazonas. Nova onda de frio polar está em formação.

jun 18

NÃO CHOVE ESTA SEMANA

A intensa massa de ar polar que penetrou na Amazônia Ocidental, desde a última quarta-feira (13/6/2018), e que se intensificou no sábado e no domingo, deixou um “bolsão” de ar seco no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, em boa parte do Amazonas e nas planícies da Bolívia e do leste e sudeste do Peru.
Assim, a alta umidade de do ar que estava na região foi deslocada para o norte do Amazonas e o sul da Venezuela e da Colômbia.
Portanto, durante toda esta semana, pelo menos até o próximo sábado (23/6/2018), não chove na região. Os dias serão secos e ensolarados e as noites, principalmente no leste e no sul do Acre e no sul e oeste de Rondônia, assim como nas planícies da Bolívia, serão frias e estreladas.
Situação semelhante ocorre no Distrito Federal e em parte de Goiás e de Mato Grosso, mas devido ao ar seco que já se encontra na região há semanas.
A umidade do ar pode atingir, na parte da tarde, em muitos municípios, valores inferiores a 30%, o que caracteriza o estado de atenção para a saúde humana. A umidade será mais baixa em Goiás e em Mato Grosso, podendo ficar inferior a 20%, em algumas cidades, caracterizando o estado de alerta para a saúde da população.

 

NOVOS RECORDES DE FRIO

A onda de frio que atingiu o sul da Amazônia Ocidental estabeleceu novos recordes de frio de 2018 em Rio Branco, em Vilhena e em Boca do Acre..
Desta vez, a menor temperatura da região ocorreu na cidade rondoniense de Vilhena, com mínima de 12,0ºC. Já, no Acre, a mínima foi registrada em Rio Branco, com novo recorde: 13,4ºC. O recorde de frio anterior, na capital acreana, era 13,5ºC, ocorrida nos dias 4 e 5 de junho.
Recorde de frio também foi registrado em Porto Velho (Rondônia), com 16,7ºC, e em Boca do Acre (Amazonas), com 14,3ºC.
Fora da Amazônia, houve recorde de temperatura mínima em Mato Grosso, com mínima de 8,9ºC, na cidade de Comodoro. Em Cuiabá, a mínima, desta vez, foi 12,8ºC, e em Cáceres, 11,7ºC.
Ainda no Acre, nas cidades de Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, foram registradas mínimas de 12,5ºC e 13,1ºC, segundo as estações meteorológicas peruanas do SENAMHI, localizadas nas proximidades da fronteira com tais cidades acreanas. O registro destas estações podem servir, sem dúvidas, como indicador do frio naquelas cidades brasileiras, pois, além da proximidade (menos de 1000 metros de Assis Brasil e menos de 20km de Santa Rosa do Purus), são regiões com as mesmas características topográficas e de altitude.

 

VEM MAIS FRIO POLAR

Uma onda de frio polar deverá atingir o sul do Brasil na próxima sexta-feira (22/6/2018) e, outra, muito forte, no domingo.
Provavelmente, o Acre e proximidades serão, mais uma vez, atingidos por frio polar nos próximos dias.
Acompanhe nossas atualizações para ficar bem informado sobre mais esta incursão de ar polar na região.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *