Semana começa quente, com chuvas pontuais, e termina muito fria no Acre e proximidades. Nova intensa onda polar chega à Amazônia.
jun 11
CALOR E CHUVAS PASSAGEIRAS
A umidade do ar e o calor aumentam nos primeiros dias desta semana no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso e no Amazonas. Assim, entre esta segunda-feira (11/6/2018) e a próxima quarta-feira (13/6/2018), ocorrem chuvas passageiras e pontuais, que podem ser fortes e acompanhadas de raios em algumas áreas, inclusive nas planícies da Bolívia e da região de selva do Peru. Em alguns pontos, podem ocorrer temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias.
Até a manhã de quarta-feira, os ventos sopram, entre moderados e fracos, com rajadas eventuais, da direção noroeste e variações do norte e de oeste. A partir da tarde de quarta-feira, passam a soprar da direção sudeste, com fortes rajadas, devido à chegada de mais uma frente fria.
FRIAGEM FORTE ESTA SEMANA
Esta semana, o sul e o oeste da Amazônia Ocidental e parte do Centro-Oeste brasileiro serão “contemplados” com duas novas ondas de frio polar.
A primeira chega ao Acre na tarde de quarta-feira (13/6/2018) e a segunda, mais forte, na sexta-feira (15/6/2018).
Portanto, mais uma friagem à vista na região. A temperatura cai bastante, principalmente no fim de semana. A perspectiva é de que, no Acre, o frio dure vários dias, pelo menos até a próxima quarta-feira (20/6/2018). Há possibilidade de que, durante esta semana, ocorram novos recordes de frio de 2018 até o momento, principalmente no leste e no sul do Acre. O Tempo Aqui lembra que as menores temperaturas de 2018, até o momento, no Acre, foram 12,7ºC, em Brasileia e Epitaciolândia, no dia 4 de junho, e 13,5ºC, em Rio Branco, nos dias 4 e 5 de junho.
As massas de ar polar que chegarão esta semana ao Brasil deverão provocar frio intenso, com temperaturas negativas, geadas generalizadas e queda de neve em vários estados do país.
Acompanhe nossas atualizações, a qualquer momento, sobre mais esta queda brusca e acentuada da temperatura a ocorrer nesta semana.