Friagem será moderada, com céu encoberto, no fim de semana, no Acre. Chuvas e calor abafado antecedem a chegada de ar frio.
maio 30
SÁBADO E DOMINGO FRIOS E VENTILADOS
A queda de temperatura, neste fim de semana, não será acentuada, mas o suficiente para caracterizar uma típica friagem da Amazônia Ocidental.
Nas cidades acreanas de Rio Branco e Brasileia, a temperatura máxima, na tarde de sábado (2/6/2018), deverá ficar abaixo de 23ºC, e, na tarde de domingo (3/6/2018), inferior a 25ºC.
Já, as mínimas, ao amanhecer de domingo e de segunda-feira, deverão oscilar entre 13 e 16ºC, nessas cidades.
Em Rondônia, o frio será fraco. Apenas nas regiões de Vilhena, Costa Marques e Guajará-Mirim, haverá frio leve, com mínimas entre 15 e 17ºC.
A frente fria chegará ao leste e ao sul do Acre, na noite desta sexta-feira para sábado, mas é no sábado que a massa de ar polar começará a penetrar, logo nas primeiras horas do dia, com ventos intensos da direção sudeste, derrubando a temperatura. Poderão ocorrer rajadas com velocidade acima de 40km/h, em alguns pontos da região.
A temperatura também cairá em toda a região de planícies da Bolívia e do sudeste do Peru.
JUNHO COMEÇA COM CHUVAS
Na sexta-feira, primeiro dia de junho, as condições atmosféricas, devido ao calor, à alta umidade do ar e à aproximação e chegada da frente fria, estarão altamente favoráveis à ocorrência de chuvas generalizadas, que podem ser fortes e acompanhadas de raios e ventanias, na maior parte do Acre, do oeste de Rondônia e do sul e oeste do Amazonas, além da região de terras baixas da Bolívia e do leste e sudeste do Peru. Tais chuvas deverão ocorrer a qualquer hora do dia e durante a noite de sexta-feira para sábado.
Na quinta-feira, feriado e último dia de maio, o calor vai predominar, mas ocorrem chuvas passageiras e pontuais, que podem ser acompanhadas de temporais em algumas áreas.
No sábado também deverão ocorrer chuvas na maior parte do Acre, desde Rio Branco até Cruzeiro do Sul, incluindo o sul e o sudoeste do Amazonas.
As chuvas cessam no domingo, dando uma trégua por alguns dias.
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Estaremos, entre 11h e 13h da próxima sexta-feira (1/6/2018), disponíveis para prestar informações à imprensa ou demais interessados em assuntos relacionados ao tempo e ao clima, no Curso Aprovação, na avenida Ceará, em Rio Branco.
Na sexta-feira, na parte da tarde, O Tempo Aqui publicará informações ainda mais precisas sobre esta nova onda de frio polar a atingir o sul da Amazônia Ocidental.
Na última friagem a menor temperatura em Porto Velho foi de 20° e a tarde mais fria foi de 26°.
Nessa próxima friagem poderá fazer mais frio em Porto Velho?
Olá, Henrique. A massa de ar polar que se aproxima, desta vez, terá um deslocamento mais a oeste de Rondônia, ou seja, irá influenciar muito pouco a região de Porto Velho. Mesmo assim, a capital rondoniense deverá registrar mínimas entre 18 e 20 graus, no início das manhãs de domingo e de segunda-feira próximas. Já, em Costa Marques, em Guajará-Mirim e em Vilhena, as mínimas deverão ficar entre 13 e 16 graus
Boa noite : Davi pra região de alta floresta do oeste teremos friagem moderada?. Na última friagem que teve esfriou bastante achei que foi até de forte intencidade. deste essa friagem o amanhecer ta frio aqui.
Olá, Diego. Sim, em Alta Floresta D’Oeste (Rondônia), a friagem que se aproxima terá intensidade moderada, com tendência a levemente forte, ou seja, um pouco mais fria do que a última onda de frio a atingir a região. As temperaturas mínimas, ao amanhecer de domingo e de segunda-feira próximas, deverão oscilar entre 14 e 16 graus nessa cidade rondoniense. No entanto, será em Vilhena, em Guajará-Mirim e em Costa Marques que será um pouco mais forte, com mínimas entre 13 e 16 graus.