Acre registrou a chuva mais forte do Brasil. Tempo bom e ventilado vai predominar nos próximos dias.
abr 14
CHUVAS VOLUMOSAS
As chuvas mais volumosas do Brasil, nas últimas 24 horas, foram registrada no Acre, mais precisamente na cidade de Porto Walter, onde, na noite de sexta-feira (13/4/2018) para sábado (14/4/2018), choveu 88,8mm, em menos de quatro horas. A capital acreana, Rio Branco, não ficou para trás: foi a quarta cidade brasileira com o maior volume de chuva, sendo registrados 72,6mm. Os dados são das estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia.
Foram registrados volumes expressivos, acima de 40mm, em Manuel Urbano e em Marechal Thaumaturgo, segundo a Agência Nacional de Águas. Chuvas intensas ocorreram ainda nos municípios de Santa Rosa do Purus, acima de 70mm, e em Assis Brasil, acima de 25mm.
Nas últimas 24 horas, choveu em todos os municípios do Acre.
A causa de tanta chuva foi uma frente fria que chegou com ventos acima de 40km/h, registrados pelo INMET. Assim, a elevada umidade do ar que estava sobre a região condensou e se precipitou.
TEMPO BOM, SECO E VENTILADO
Uma intensa massa de ar polar continua a penetrar e está deslocando para o Amazonas a maior parte da umidade que estava sobre o Acre, o oeste de Rondônia, a Bolívia e o sudeste do Peru.
Assim, pelo menos até a próxima quarta-feira (18/4/2018), o tempo deve ficar bom, sem chuvas, principalmente no leste e no sul do Acre, onde estão localizadas as cidades de Rio Branco e Brasileia, e no oeste de Rondônia, na região dos vales dos rios Abunã, Mamoré e Guaporé, além das planícies da Bolívia e do sudeste do Peru. Nesta áreas, a probabilidade de chuvas é muito baixa, e, se chover, será de forma rápida e pontual.
TEMPERATURAS AGRADÁVEIS À NOITE
Os ventos mais secos, causados pelo deslocamento da massa de ar polar, vão continuar soprando da direção sudeste nos próximos dias e, assim, as noites terão temperaturas mais amenas, sem que, no entanto, haja frio.
Durante o dia, o sol e o calor vão predominar nestes primeiros dias da semana, na maior parte do Acre, do sul e oeste de Rondônia e das planícies da Bolívia e do sudeste do Peru.
CHUVAS CONTINUAM NAS DEMAIS ÁREAS
As chuvas, nos próximos dias, vão continuar intensas na maior parte de Mato Grosso, do Amazonas, de Rondônia e em algumas áreas de Goiás, pois a umidade do oceano Atlântico vai continuar penetrando nesta parte do Brasil.
No Distrito Federal e no leste de Goiás, os ventos intensos da direção leste, causados pela alta pressão atmosférica de uma massa de ar seco, devem predominar e diminuir as temperaturas noturnas a partir do meio da próxima semana, quando as chuvas ficarão escassas por alguns dias.
Acompanhe nossas atualizações para ficar melhor informado sobre o tempo, pois poderão ocorrer modificações atmosféricas não previstas no momento e, assim, alterar, nas nossas previsões, algumas variáveis meteorológicas.