Chuvas diárias e calor abafado vão predominar esta semana. Nível do rio Acre sobe rapidamente.
abr 02
SEMANA QUENTE E ABAFADA, COM CHUVAS
O tempo não muda significativamente, pelo menos até o próximo domingo (8/4/2018), no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, no Amazonas e nas planícies da Bolívia e da região de selva do Peru.
O calor vai continuar e fica abafado, devido à alta umidade do ar – que vem do Atlântico – e à fraca intensidade dos ventos que estarão soprando, em geral do norte e variações de noroeste e de nordeste.
As chuvas vão continuar ocorrendo diariamente, sendo, na maioria das vezes, pontuais e passageiras, porém, em alguns dias, deverão ser fortes e volumosas, acompanhadas de raios, com possibilidade de transtornos à população de pontos vulneráveis.
NÍVEL DO RIO ACRE VOLTA A SUBIR RAPIDAMENTE
O nível do rio Acre, em Rio Branco, voltará a subir rapidamente a partir desta terça-feira (3/4/2018), e deverá ficar próximo de 11 metros até o fim desta semana. Nesta segunda-feira, no início da tarde, marcava 7,63m, na capital acreana.
O rápido aumento do seu nível, nos próximos dias, é devido às volumosas chuvas que ocorreram nas últimas 72 horas nos municípios de Assis Brasil, Brasileia e Epitaciolândia. Choveu intensamente, também, nos vales dos rios Rola e Xapuri.
No entanto, ainda não é motivo para preocupações alarmantes, porém é importante acompanhar as chuvas que deverão ocorrer durante esta semana, as quais, se forem volumosas, poderão fazer o nível do rio Acre, em Rio Branco, ficar próximo da cota de alerta que é de 13,5 metros.