Alerta de mau tempo, com ventanias, chuvas fortes e raios. Temperatura cai com incursão de ar polar.
mar 24
DOMINGO COM TEMPORAIS
O domingo (25/3/2018) começa com tempo quente e abado, cujas temperaturas podem passar de 33ºC, no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, no Amazonas, na Bolívia e no Peru.
Uma frente fria, de origem polar, no entanto, avança rapidamente na direção do sul da Amazônia, sendo que, na tarde deste domingo, já terá atingido o Pantanal de Mato Grosso. Nas primeiras horas da noite, chegará ao leste e sul do Acre e na manhã de segunda-feira, entrará no vale do Juruá, no oeste do Acre e do Amazonas.
Em Rio Branco, os primeiros ventos da direção sudeste, começam a soprar nas primeiras horas da noite, entre 19 e 23 horas.
As condições atmosféricas, por onde esta frente fria avançar, estarão extremamente favoráveis à ocorrência de tempo severo, com chuvas intensas, fortes ventanias, muitos raios e queda pontual de granizo.
Logo em seguida, começa a penetração de uma massa de ar frio polar que declinará a temperatura, mas não muito, pois se trata da primeira friagem de 2018, atípica para o mês de março.
Ao amanhecer de segunda-feira e de terça-feira, dias 26 e 27 de março, as temperaturas deverão oscilar entre 16 e 19ºC, nas cidades de Rio Branco, Brasileia e Assis Brasil, no Acre, e de Guajará-Mirim, Costa Marques e Vilhena, em Rondônia.
ALERTA DE TRANSTORNOS À POPULAÇÃO
É importante que a população fique atenta, a fim de evitar maiores prejuízos ou transtornos, pois poderão ocorrer, nos pontos mais severamente atingidos pelo mau tempo, quedas de árvores, destelhamentos de edificações, rápida inundação de ruas e transbordamentos de córregos, deslizamentos de terra, além do perigo dos raios.
ÁREAS QUE SERÃO MAIS ATINGIDAS
Acre: leste e sul do estado, onde estão as cidades de Rio Branco, Plácido de Castro, Sena Madureira, Xapuri, Brasileia, Assis Brasil e outras nas proximidades.
Rondônia: Guajará-Mirim, Costa Marques, Vilhena, região do Abunã e proximidades.
Mato Grosso: Cuiabá, Cáceres, Poxoréu, Comodoro e proximidades.
Amazonas: Boca do Acre e proximidades.
Bolívia: Trinidad, Riberalta, Cobija e proximidades.
Peru: Porto Maldonado, Ibéria, Inapari e proximidades.
No entanto, qualquer outra cidade da região poderá ser atingida por temporais no domingo ou na segunda-feira.