Frio polar chega, mas, antes, provoca, em vários pontos, fortes ventanias, chuvas intensas e muitos raios
mar 23
PRIMEIRA FRIAGEM DO ANO
As friagens mais fortes, com intensa penetração de ar frio polar, ocorrem, normalmente, em junho e julho (inverno), na Amazônia. Já, as frentes frias acontecem com frequência, a partir de fevereiro, porém, sem causar queda significativa da temperatura. Nos últimos dois anos, em 2017 e em 2018, ocorreram duas friagens em abril, as quais, ao contrário das frentes frias, não são comuns neste mês.
Neste ano de 2018, a primeira friagem ocorrerá no mês de março, o que é ainda mais incomum. Já, as frentes frias somam mais de cinco, desde o início deste ano.
Não será surpresa para nós, pois os mais conceituados meteorologistas do mundo, assim como vários institutos de pesquisa, têm alertado sobre o frio intenso que deverá predominar nos próximos anos. Tudo é consequência do resfriamento global natural, que já está visivelmente em curso, desde 2010, com frios recordes em todas as partes da Terra.
A causa é a diminuição da radiação solar e o resfriamento dos oceanos, facilmente comprovado através das medições realizadas.
TEMPORAIS ANTECEDEM A PENETRAÇÃO POLAR
Na noite deste domingo (25/3/2018) para segunda-feira (26/3/2018), o ar polar já estará penetrando no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, no Amazonas, na Bolívia e no Peru.
Antes, porém, durante o dia e o início da noite, a forte frente fria que se aproxima provocará tempo severo em muitos pontos da região. Deverão ocorrer ventanias, com rajadas que podem passar de 70km/h, em alguns pontos, chuvas fortes e volumosas, muitos raios e queda eventual de granizo.
As áreas onde tais temporais poderão ser mais intensos são o leste e o sul do Acre, o sul e o oeste de Rondônia, o sul e o sudoeste de Mato Grosso, o sul do Amazonas e as planícies da Bolívia e do sudeste do Peru.
No caso específico de Rio Branco, capital do Acre, os ventos da direção sudeste, com fortes rajadas, começarão a soprar entre o final da tarde e as primeiras horas da noite de domingo para segunda-feira.
Na segunda-feira, o dia já começa com temperatura oscilando entre 16 e 19ºC, em cidades como Rio Branco, Brasileia, Guajará-Mirim, Vilhena, Cáceres, Riberalta, Trinidad e Porto Maldonado. À tarde, a temperatura máxima deverá ficar abaixo de 24ºC, na capital acreana e nas cidades próximas, com céu encoberto e ventos intensos, características de uma friagem.
Na região do Juruá, onde se localiza a cidade de Cruzeiro do Sul, a frente fria chegará no início da manhã de segunda-feira, porém, bastante enfraquecida, no que diz respeito aos ventos e ao frio.
Como se percebe, o frio não será intenso, porém, para o mês de março, poderá estabelecer recordes das últimas décadas.
ALERTA DE TRANSTORNOS À POPULAÇÃO
O Tempo Aqui alerta para a alta probabilidade de ocorrência de transtornos à população de pontos vulneráveis ou às pessoas que não estiverem devidamente protegidas.
Em alguns pontos, poderão ocorrer quedas de galhos e árvores, destelhamento de edificações, rápida inundação de ruas, transbordamentos de córregos e igarapés e deslizamentos de terra, além do perigo potencial dos raios.
Assim, é importante que a população fique atenta, a fim de evitar maiores transtornos ou prejuízos.
No sábado (24/3/2018), O Tempo Aqui publicará informações mais precisas sobre esta primeira friagem do ano a atingir a Amazônia e Mato Grosso.
A temperatura vai cair em Porto Velho?
Olá, Henrique! Em Porto Velho, apenas as temperaturas máximas vão diminuir um pouquinho devido às chuvas que deverão ocorrer. Durante a noite, praticamente, ficarão iguais aos dias anteriores. No entanto, no sul e no oeste de Rondônia, ou seja, nas cidades de Vilhena, Costa Marques e Guajará-Mirim, a massa de ar polar atuará semelhante ao leste e ao sul do Acre, com mínimas que deverão oscilar entre 17 e 19ºC, com muito vento da direção sudeste.