Calor abafado, muita umidade e chuvas, às vezes, fortes e volumosas, vão predominar nesta semana
mar 13
PREVISÃO ATÉ DOMINGO
O TEMPO NÃO MUDA ESTA SEMANA
CALOR ABAFADO, MUITAS NUVENS E CHUVAS
O tempo não muda significativamente nos próximos dias, pelo menos até domingo – 18/3/2018 -, no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, no Amazonas e nas planícies de selva da Bolívia e do Peru.
A elevada umidade do ar – originária do oceano Atlântico – e o calor, geralmente abafado, típicos do verão, vão permanecer durante esta semana.
Assim, as condições atmosférica vão continuar favoráveis à formação de muitas nuvens carregadas, que resultarão em chuvas em toda a região. Essas chuvas ocorrerão, na maioria das vezes, na parte da tarde e nas primeiras horas da noite, de forma passageira, mas, em alguns dias, poderão ser fortes e duradouras, a qualquer hora. Em algumas ocasiões e em alguns pontos, as chuvas poderão ser acompanhadas de muitos raios, ventanias moderadas e queda pontual de granizo.
No Acre, em Rondônia, no sul do Amazonas, no sudeste do Peru e no norte da Bolívia, os maiores volumes de chuva são esperados para esta quarta-feira e para o fim da semana, entre sexta-feira e domingo, com acumulado semanal que pode passar de 70mm em algumas áreas.
Os ventos vão continuar soprando, entre fracos e moderados, da direção norte, com variações momentâneas de noroeste e de nordeste. Um ou outro dia, poderão deixar o dia ventilado, com eventuais rajadas um pouco mais fortes, mas sem que ofereçam perigos.
Estas são as tendências do tempo, conforme a análise das condições atmosféricas feitas nesta terça-feira. Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar melhor informado através das nossas previsões específicas para cada dia e para cada área da região.
PLANTÃO DO VERÃO 2018
NÍVEIS DOS RIOS PODERÃO AUMENTAR NOVAMENTE
No momento, não há nenhum motivo para preocupações alarmantes quanto a prováveis enchentes e inundações causadas pelos principais rios da região. No entanto, as chuvas fortes e volumosas que deverão ocorrer durante esta semana poderão provocar um rápido aumento dos níveis dos rios da região.
A preocupação maior é com relação aos córregos e igarapés, que poderão transbordar quando ocorrerem chuvas torrenciais em suas bacias hidrográficas.
O rio Madeira não apresenta sinal de aumento considerável no nível de suas águas e, portanto, como O Tempo Aqui vem informando com frequência, não há motivos para preocupações alarmantes, já que as chuvas, de um modo geral, em território boliviano estão dentro da média.
Havendo qualquer tendência de mudança no comportamento do nível dos rios da região que possa causar sérios transtornos à população, O Tempo Aqui informará com bastante antecedência.