Alerta de temporais, com chuvas fortes e volumosas, no Acre, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso

mar 01

FIM DE SEMANA COM CHUVAS

No mês de fevereiro de 2018, choveu 65% acima da média climatológica em Rio Branco, ou seja, foram 470mm, sendo que a média é 285mm.
Nos últimos dois dias, o sol e o calor predominaram na maior parte do Acre, mas voltou a chover nesta quinta-feira, primeiro dia de março, inclusive, na capital.
O Tempo Aqui alerta que as condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de temporais com chuvas fortes e volumosas, raios e ventanias, a partir desta quinta-feira – 1/3/2018 -, até por volta da próxima segunda-feira – 5/3/2018 -, na maior parte do Acre, de Rondônia, do Amazonas, de Mato Grosso, da Bolívia e do Peru.
Portanto, a partir da noite desta quinta-feira e neste fim de semana, poderão ocorrer sérios transtornos à população de áreas vulneráveis, como rápido transbordamento de córregos e igarapés, inundação de ruas, queda de galhos e árvores e deslizamentos e desmoronamentos de terra.
Assim, é importante que a população fique atenta, a fim de evitar maiores prejuízos ou transtornos.

 

PLANTÃO DO VERÃO 2018
NÍVEIS DOS RIOS VOLTAM A SUBIR NO ACRE
RIO MADEIRA NÃO OFERECE PERIGO

O nível do rio Acre, em Rio Branco, após haver atingido a marca de 13,38m, na última segunda-feira, baixou mais de um metro, estando, nesta quinta-feira, no início tarde, com a cota de 12,45m.
A partir desta sexta-feira – 2/3/2018 – seu nível voltará a subir na capital acreana, porém sem motivos para preocupações alarmantes, por enquanto.
O mês de março marca o fim do verão no Acre e nas regiões próximas, mas as chuvas ainda vão continuar com volumes expressivos e, segundo estimativas de O Tempo Aqui, é alta a probabilidade de que ocorram chuvas muito acima da média, devido, principalmente, a dois fatores:
– temperatura do oceano Atlântico Norte acima da média, o que favorece a evaporação, cuja umidade chega ao oeste e ao sul da Amazônia, trazida pelos ventos de leste;
– penetração de frentes frias, que favorecem a condensação da umidade e, consequentemente, a ocorrência de chuvas fortes e volumosas.
Todos os principais rios acreanos poderão sofrer elevação significativa dos seus níveis, durante este mês, o que poderá resultar em enchentes.
Quanto ao rio Madeira, como O Tempo Aqui vem informando frequentemente, não há motivos para preocupações exageradas, tendo em vista que as chuvas em território boliviano estão e estarão dentro da média e até inferiores à normal climatológica, neste mês, exceto no norte deste país, onde chove acima da média, mas não o suficiente, no geral, para causar inundação da BR-364.
Acompanhe nossas atualizações para ficar melhor informado sobre o tempo e o nível dos rios nos próximos dias.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *