Rios Acre, Iaco e Tarauacá podem transbordar nos próximos dias. Chuvas vão continuar volumosas.

fev 16

PLANTÃO DO VERÃO 2018

RIO ACRE PODE TRANSBORDAR

O nível do rio Acre, em Rio Branco, começará a subir rapidamente a partir deste sábado (17/2/2018), e passará da cota de alerta – que é 13,5m -, podendo transbordar no domingo ou na segunda-feira, ou seja, passar de 14,0m.
Em Xapuri, nas últimas 24 horas, seu nível passou de 6,0m para 9,6m, sendo que o rio Xapuri, no seu curso médio baixo, passou de 5,5m para 9,7m, neste mesmo intervalo de tempo. Enquanto isso, o riozinho do Rola continua subindo, tanto no seu alto curso, como próximo à sua foz.
Assim, nas próximas horas, começarão a passar por Rio Branco, troncos e galhos de árvores trazidos pela correnteza do rio.
No final da tarde desta sexta-feira (16/2/2018), o nível do rio Acre, na capital, era de 12,3m, e já começava a se elevar.
No entanto, não há, ainda, motivos para preocupações alarmantes.

RIO IACO PODE TRANSBORDAR NESTE SÁBADO

Em sena Madureira, o nível do rio Acre, por volta da 17 horas desta sexta-feira, já marcava 13,7m, ou seja, faltando apenas 30 centímetros para atingir a cota de alerta.
Existe a possibilidade de transbordamento nos próximos dias, sim, mas, por enquanto, sem motivos para preocupações alarmantes.

ALERTA PARA TARAUACÁ

A situação mais alarmante está em Tarauacá. Nas próximas horas, o nível do rio que banha a cidade deverá passar da cota de transbordamento.
As causas são as chuvas volumosas que ocorreram nas últimas 72 horas no alto curso dos rios Tarauacá e Muru.

CHUVAS VÃO CONTINUAR

A elevada umidade do ar, originária do oceano Atlântico Norte, vai continuar a provocar chuvas fortes e volumosas, pelo menos até a próxima segunda-feira (19/2/2018), na maior parte do Acre, principalmente, no centro, no leste e no sul do estado.
Assim, a situação dos rios da região poderá ficar mais perigosa nos próximos dias.
Acompanhe nossas atualizações diárias e a qualquer momento para ficar melhor informado sobre o tempo e o nível dos rios.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *