Chuvas torrenciais ocorreram em Rio Branco, em Feijó e no alto Juruá. Semana será com mais chuva no sul da Amazônia e no Centro-Oeste do Brasil.
fev 05
CHUVAS CAUSAM TRANSTORNOS À POPULAÇÃO
Sem surpreender, pois foram previstas e anunciadas por O Tempo Aqui, as chuvas fortes e volumosas que ocorreram no Acre, no último fim de semana, causaram vários transtornos à população, como rápida inundação de ruas da capital e de algumas cidades do interior do estado.
Em Rio Branco, no domingo – 4/2/2018 -, choveu, no centro da cidade, em poucas horas, 53,2mm, causando inundação de muitas ruas e outros transtornos, como adiamento de eventos ao ar livre.
O maior volume, no entanto, aconteceu em Feijó, pouco antes do amanhecer desta segunda-feira – 5/2/2018 -, com acumulado de 89,2mm, no horário compreendido entre 4 e 7 horas do dia. Este acumulado pluviométrico equivale a, aproximadamente, 35% da média climatológica de todo o mês de fevereiro nesta cidade acreana. Em apenas 2 horas, choveu 83,4mm, sendo que 56,0mm, foram em apenas 60 minutos.
Choveu intensamente, acima de 40mm, também, nos municípios de Porto Walter, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira, assim como nos altos cursos dos rios Iaco, Xapuri, Rola e Abunã.
Toda esta chuva foi, como previsto, decorrente da elevada umidade do ar, de um centro de baixa pressão atmosférica que se formou em Mato Grosso e Goiás e da aproximação de uma fraca frente fria de origem subtropical, além do calor dos últimos dias.
Chuvas mais intensa do que no Acre, nestes últimos dias, ocorreram em áreas de Goiás, do Distrito Federal, de Mato Grosso, de Rondônia e do Amazonas.
SEMANA CONTINUA COM MUITA CHUVA
As condições atmosféricas atuais indicam que esta semana, até o próximo sábado – 10/2/2018 -, não será muito diferente dos últimos dias: Calor abafado e chuvas ocorrerão diariamente na maior parte do sul da Amazônia Ocidental e do Centro-Oeste brasileiro.
Os maiores volumes, com muitos raios, deverão ocorrer no centro e norte de Goiás, no Distrito Federal, no centro e norte de Mato Grosso, no leste e norte de Rondônia e centro, sudeste e sul do Amazonas.
No Acre, na Bolívia e na região de selva do Peru, as chuvas serão, em geral, passageiras e pontuais, podendo, em algumas áreas, chover forte e intensamente, mas sem tendências a fortes temporais.
Apenas nos Andes bolivianos e peruanos e nas suas encostas é que as chuvas serão diárias e intensas, com alta probabilidade de ocorrência de transtornos à população de pontos vulneráveis.
Os ventos, durante toda esta semana, estarão soprando da direção norte, com variações de noroeste e de nordeste. Em geral, serão ventos fracos ou moderados, com eventuais rajadas um pouco mais fortes, mas sem oferecer perigo, exceto, em Goiás, Brasília e Mato Grosso, onde poderão ocorrer algumas ventanias moderadas.
PLANTÃO DO VERÃO 2018
NÍVEL DOS RIOS SOBE, MAS SEM PERIGO IMINENTE
O nível dos principais rios do Acre e das regiões próximas terão aumento significativo nos próximos dias, mas, por enquanto, nada que ofereça maiores perigos de inundações iminentes.
Apenas alguns córregos e igarapés é que poderão transbordar em alguns dias e lugares, quando da ocorrência de chuvas fortes e pontuais.
Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar melhor informado sobre o tempo nos próximos dias, pois poderão ocorrer alterações não detectadas até o momento.
A previsão de tempo mais precisa é a que divulgamos especificamente para cada dia.