Fim de semana ventilado, com chuvas fortes e volumosas, na Amazônia Ocidental e no Centro-Oeste do Brasil

jan 26

TEMPO VENTILADO E CHUVAS INTENSAS
PREVISÃO ATÉ SEGUNDA-FEIRA

Um centro de baixa pressão atmosférica, que se formou nesta sexta-feira – 26/1/2018 – na Argentina, deixa o sábado e o domingo bastante ventilados no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, no sul do Amazonas e nas planícies da Bolívia e do sudeste do Peru.
Os ventos estarão soprando intensamente, com rajadas, da direção norte e variações de noroeste e de nordeste, mas sem oferecer perigo.
No Acre, este sábado – 27/1/2018 – será quente, com possibilidade de chuvas, em geral, passageiras e pontuais, mas pode chover forte em alguns pontos isolados. No entanto, em parte de Rondônia e do Amazonas, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal e nas planícies da Bolívia e do sudeste do Peru, as chuvas ocorrem a qualquer hora, com possibilidade de serem intensas em vários municípios.
Já, a partir de domingo e, principal.mente, na segunda-feira, o tempo fica bastante instável, com muitas nuvens e chuvas intensas a qualquer hora, inclusive, no Acre.
Portanto, chuvas fortes e volumosas ocorrem no domingo, na segunda-feira e também na terça-feira, na maior parte do Acre, de Rondônia, de Goiás, do Distrito Federal, de Goiás, do Amazonas e das planícies da Bolívia e da região de selva do Peru, inclusive, na região dos Andes, onde podem ocorrer deslizamentos de terra.
Essas chuvas acontecem a qualquer hora, mas, principalmente, na parte da tarde e nas primeiras horas da noite, sendo que, em algumas áreas, podem ser acompanhadas de raios e ventanias moderadas, inclusive, com queda pontual de granizo.

ALERTA DE TRANSTORNOS À POPULAÇÃO

O Tempo Aqui alerta para a possibilidade de transtornos à população de áreas vulneráveis, como rápido transbordamento de córregos, inundação de ruas, queda de árvores e deslizamentos de terra.
Assim,, é importante ficar atento às condições atmosféricas neste fim de semana e no começo da outra.

NÍVEIS DOS RIOS VOLTARÃO A SUBIR

As chuvas intensas que se aproximam da região deverão provocar subida rápida dos níveis dos principais rios do Acre e das proximidades.
Quanto ao rio Madeira, não há motivos para preocupações excessivas, pois a elevação do seu nível não será suficiente para inundar a BR-364, tendo em vista que as chuvas em território boliviano, na maior parte da área de drenagem desse rio, estarão, aproximadamente, dentro da média climatológica.
Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar melhor informado sobre o tempo nos próximos dias.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *