Nível do rio Acre, em Rio Branco, voltou a subir e pode passar da cota de transbordamento no domingo. Tempo segue com chuvas até sábado.

jan 18

PLANTÃO DO VERÃO 2018

RIO ACRE PODE TRANSBORDAR NOS PRÓXIMOS DIAS

O nível do Rio Acre, em Rio Branco, voltou a subir nesta quinta-feira (18/1/2018). Nas últimas 18 horas, seu nível já aumentou 25 centímetros. Às 16 horas desta quinta-feira já marcava 12,25m.
Em Brasileia, após atingir a maior marca deste verão, até o momento, com 9,06m – faltando apenas 80 centímetros para a cota de alerta -, o nível do rio Acre, começou a baixar, mas, em Xapuri, continua aumentando, onde já está com 10,3m, na tarde desta quinta-feira.
O maior aumento, entretanto, está ocorrendo com o riozinho do Rola, onde, no seu alto curso, há mais de 48 horas, seu nível sobe rapidamente.
Assim, segundo nossas estimativas, em Rio Branco, o rio Acre deverá passar da cota de alerta no próximo sábado, dia 20, sendo bastante provável que, no domingo, dia 21, atinja a cota de transbordamento que é de 14 metros, podendo, até, passar um pouco desta marca.

RIO IACO ESTÁ PRÓXIMO DA COTA DE ALERTA

Em Sena Madureira, o nível do rio Iaco está subindo rápida e acentuadamente e já atingiu a maior cota deste verão até o momento. Às 16 horas desta quinta-feira, seu nível era de 11,15m, ou seja, a menos de de 3 metros da cota de alerta.
Até o próximo sábado, pode ficar próximo de 12 metros, mas sem oferecer perigo iminente, por enquanto.

CHUVAS VÃO CONTINUAR

As chuvas vão continuar diariamente, na maior parte do Acre, pelo menos até o próximo sábado, mas sem tendência a serem extremamente volumosas.
Entretanto, em algumas áreas, as chuvas poderão ser fortes e volumosas.
Esta é a mesma tendência para Rondônia.
Já, no Amazonas, chove intensamente, nos próximos dias, com alta probabilidade de rápidas inundações causadas pelo transbordamento de igarapés e pequenos rios.
Em Goiás, no Distrito Federal e na maior parte de Mato Grosso, o tempo segue quente, com muito sol e pequena probabilidade de chuvas, que, se ocorrem, serão rápidas e pontuais, exceto em alguns pontos isolados.
No sudoeste, no oeste e no noroeste de Mato Grosso, chove bastante nos próximos dias, com possibilidade de temporais isolados.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *