Rio Acre sobe rapidamente e está próximo da cota de alerta. Chuvas continuam intensas nos próximos dias.
jan 10
PLANTÃO DO VERÃO 2018
RIO ACRE PODE PASSAR DA COTA DE ALERTA
Às 15h desta quarta-feira – 10/1/2018 – o nível do rio Acre, em Xapuri, atingiu 11.3m e, em Rio Branco, 11,7m, faltando, respectivamente, 1,2m e 1.8m para atingir a cota de alerta nas duas cidades.
Em Rio Branco, é quase certo que o rio Acre atinja a cota de alerta até o próximo domingo – 14/1/2018 -, pois seu nível continua subindo rapidamente na capital acreana. O riozinho do Rola, seu principal afluente, também está subindo rapidamente. Em Xapuri, sobe também, mas com menos intensidade, após ter aumentando 1,2m, nas últimas 12 horas, e quase 4m, nas últimas 48 horas.
NÍVEL DOS DEMAIS RIOS TAMBÉM SOBE RÁPIDO
Em Sena Madureira, o nível do rio Iaco passou, nas últimas 24 horas, de 6,0m para 8,5m, e continua subindo. Mesmo com esta rápida subida, não apresenta tendência de atingir rapidamente a cota de alerta.
Na cidade de Cruzeiro do Sul, o rio Juruá subiu de 7,0m para 9,0m, nas últimas 24 horas.
O nível do rio Purus, em Manuel Urbano, pulou, também, em menos de 24 horas, de 7,0m para 9,5m.
Quanto ao rio Madeira, por enquanto, não há tendência para que ocorra transbordamento de proporções alarmantes, pois as condições atmosféricas sobre o centro, o sul e o oeste da Bolívia, nos próximos dias, é de diminuição do volume de chuvas. Apenas na região do rio Madre de Dios é que as chuvas vão continuar intensas.
CHUVAS VÃO CONTINUAR NO ACRE E RONDÔNIA
A elevada umidade do ar, originária do Atlântico Norte, e um centro de baixa pressão atmosférica, entre o Acre e Rondônia, assim como a aproximação de outra frente fria fraca, continuarão, pelo menos até o começo da próxima sexta-feira – 12/1/2018 -, a provocar chuvas abundantes no sul da Amazônia Ocidental.
Portanto, é alta a probabilidade de que ocorra um transbordamento do rio Acre, em Rio Branco, dentro dos próximos 15 dias.
Esta é a tendência, segundo nossa análise atual. No entanto, poderão ocorrer alterações no comportamento da atmosfera. não previstas no momento.
O Tempo Aqui está atento ao que ocorre com a nossa atmosfera e informará, através do Plantão do Verão de 2018, quaisquer situações que possam causar sérios transtornos à população no que diz respeito ao tempo atmosférico e às inundações provocadas pelos principais rios da região. Acompanhe nossas atualizações que podem ocorrer a qualquer hora.