Chuvas intensas e leve declínio da temperatura nos próximos dias. Alerta para a rápida e acentuada elevação do nível dos rios.
jan 05
PRIMEIRA INCURSÃO DE AR POLAR DO ANO
Não será frio nem friagem, mas a primeira penetração de ar polar de 2018 ocorre no fim desta primeira semana do ano. Uma frente fria avança rapidamente e chega ao Brasil no sábado. No Acre e em Rondônia, a chegada desta frente fria, atípica para o mês de janeiro, ocorre no domingo – 7/1/2018 – provocando chuvas fortes e volumosas e leve queda da temperatura, devido à incursão de pequena parcela de ar polar. A temperatura máxima diurna deverá ficar abaixo de 27ºC, ou seja, muito inferior à média de janeiro, em alguns dias. Já, durante a noite, as mínimas declinarão muito pouco, devendo oscilar entre 20 e 22ºC, ou seja, muito próximo à media climatológica.
Penetração de ar polar no sul da Amazônia, em pleno verão, é raro. Esta primeira entrada de ar polar deste ano é consequência do resfriamento global, tão anunciado pelos meteorologistas mais experientes do mundo inteiro e motivo de vários artigos publicados por centenas de cientistas de dezenas de universidades. O Tempo Aqui também já publicou dezenas de artigos a respeito. É só pesquisar por Resfriamento Global e saber o que os maiores institutos independentes e os mais conceituados meteorologistas e outros cientistas dizem a respeito.
CHUVAS FORTES E VOLUMOSAS
Chuvas fortes, volumosas e prolongadas marcarão os próximos dias no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, no sul do Amazonas, na Bolívia e no Peru.
As chuvas voltam a ser fortes a partir deste sábado – 6/1/2018 -, mas será a partir de domingo que os dias estarão mais chuvosos.
No Acre e em Rondônia, chuvas intensas deverão continuar a ocorrer diariamente, pelo menos até a próxima quarta-feira, dia 10 de janeiro, porém, muito provavelmente, até quinta-feira – 11/1/2018 -, com acumulados significativos, entre 80 e 150mm, dependendo do local.
Em Goiás, no Distrito Federal, em Mato Grosso, na Bolívia e no Peru, o acúmulo pluvial, nestes dias, poderá superar 180mm, em algumas áreas.
No sul da Amazônia Ocidental, as causas de tanta chuva são: a aproximação e a chegada de uma frente fria, a elevada umidade do ar, que vem do Atlântico Norte, e a formação de um centro de baixa pressão atmosférica relativa sobre Rondônia.
ALERTA PARA RÁPIDA SUBIDA DO NÍVEL DOS RIOS
O Tempo Aqui volta a alertar para a rápida e acentuada subida do nível dos principais rios do Acre e das regiões vizinhas a partir da próxima semana.
Em Rio Branco, o nível do rio Acre começará a subir novamente já a partir deste sábado – 6/1/2018 -, devido às chuvas intensas que ocorreram, nas últimas 48 horas, nos municípios de Xapuri, Epitaciolândia, Brasileia, Assis Brasil e Capixaba.
TRANSTORNOS À POPULAÇÃO
O mau tempo deste fim de semana e nos primeiros dias da próxima, com chuvas intensas a qualquer hora, poderá causar sérios transtornos à população de pontos vulneráveis, como inundação de ruas, transbordamento de córregos e igarapés, queda de galhos e árvores e deslizamentos de terra. Não há tendência atmosférica à ocorrência de muitos raios nem de ventanias perigosas, exceto, eventualmente, em alguns pontos isolados. De um modo geral, serão chuvas volumosas, mas calmas e demoradas.
Assim, é importante ficar atento, a fim de evitar maiores prejuízos ou transtornos.
Acompanhe nossas atualizações diárias e a qualquer momento para ficar melhor informado sobre o tempo nos próximos dias.