Mudança brusca no tempo: Temporais e queda acentuada da temperatura marcarão esta segunda-feira, em Rio Branco e em todo o Acre.
jul 21
A chegada da mais forte frente fria dos últimos anos causará impacto à população com temporais, em alguns pontos, e queda acentuada da temperatura, em todo o Acre e regiões vizinhas, dando início ao típico fenômeno da “friagem”, na Amazônia Ocidental.
Esta segunda-feira (22/7/2013) começa com sol por entre nuvens e calor abafado, no Acre. À tarde, a aproximação de uma violenta frente fria provocará temporais em vários municípios do estado, inclusive, em Rio Branco. Em alguns pontos, poderão ocorrer chuvas fortes e frias, acompanhadas de raios e ventania, com eventual queda de granizo.
Os ventos mudam de direção, repentinamente, e passam a soprar de sudeste, com rajadas que poderão ultrapassar 60 km/h, nos lugares mais altos. Durante a noite, a temperatura desaba e os ventos fortes estarão presentes o tempo todo. Ao amanhecer de terça-fera, os termômetros estarão marcando entre 11 e 13ºC, em Rio Branco e Brasileia.
Amanhã, o dia começa com mínimas entre 20 e 23ºC, em todo o estado, e, no início da tarde, as máximas poderão oscilar entre 27 e 29ºC, em Rio Branco e Brasileia, e entre 31 e 33ºC, em Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.
O dia estará ensolarado, sem chuvas, em Brasília, Goiânia e em Cusco.
Já, em Cuiabá, não chove, mas o céu estará totalmente encoberto, com frio intenso e ventos muito fortes.
Em Porto Velho e em Porto Maldonado, a frente fria, também, poderá provocar temporais e chover forte, em alguns pontos de Rondônia, do sudeste do Peru e na maior parte da Bolívia, com a temperatura caindo bruscamente.
Poderá chover rápido, à tarde, em Manaus e chover forte no oeste, noroeste e norte do Amazonas e no norte e nordeste do Peru.