Chuvas intensas e mau tempo vão continuar neste fim de semana, com temperatura agradável. Nível dos rios sobe rapidamente.
nov 10
FRIAGEM OCORRIA NO ACRE HÁ EXATOS 18 ANOS
Há exatamente 18 anos, no dia 10 de novembro de 1999, o Acre foi tomado por uma forte onda de frio polar. Neste dia, a maior temperatura, em Rio Branco, foi 17ºC, mas, à noite, caiu para 14ºC. Na cidade de Brasileia, fez ainda mais frio, com mínima de apenas 11ºC, segundo registros oficiais do INMET, do Brasil, e da estação meteorológica do aeroporto boliviano de Cobija. Naquela data, o dia foi chuvoso e as chuvas foram intensas, com acumulado significativo na maior parte do Acre.
Nesta sexta-feira – 10/11/2017 -, 18 anos depois, o dia também foi chuvoso, em Rio Branco, com temperatura máxima ficando abaixo de 23ºC. Neste sábado – 11/11/2017, outra frente fria chega ao Acre, porém não provocará friagem, como naquele ano de 1999, mas a temperatura terá declínio agradável, com máximas abaixo de 26ºC, na maior parte do estado, sendo que a mínima pode ficar entre 18 e 20ºC, ao amanhecer de domingo e de segunda-feira, nas cidades de Rio Branco, Brasileia e proximidades. É o que sempre se diz em Meteorologia: os eventos atmosféricos são cíclicos, ou seja, repetem-se após um certo período de tempo.
CHUVAS INTENSAS VÃO CONTINUAR NESTE FIM DE SEMANA
Como O Tempo Aqui vem alertando diariamente, este fim de semana será chuvoso no Acre, em Rondônia, em boa parte do Amazonas, de Mato Grosso e de Goiás, no Distrito Federal e na maior parte da Bolívia e do Peru. As chuvas podem ocorrer a qualquer hora, sendo que, em algumas áreas, durar mais de 12 horas.
Em algumas áreas, poderão ocorrer chuvas muito fortes e volumosas, com raios, ventanias moderadas e queda pontual de granizo.
Especificamente, no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas, o domingo deverá ser chuvoso na maioria dos municípios.
O tempo instável, com muita nuvens, umidade e chuvas, deve permanecer, pelo menos até segunda-feira – 13/11/2017 -, mas as perspectivas são de que continue até a próxima quarta-feira ou mais, no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, no Distrito Federal e na maior parte de Goiás, do Amazonas, das planícies da Bolívia e da região de selva do Peru.
NÍVEL DOS RIOS SUBIRÁ RÁPIDA E ACENTUADAMENTE
O nível de todos os rios da região subirá rápida e acentuadamente nos próximos dias. Não está descartada a possibilidade de que, na próxima semana, ocorram transbordamentos de alguns rios do Acre e das regiões próximas. Não podemos esquecer que, entre os dias 14 e 17 de novembro de 2014, a cidade de Tarauacá sofria com um alagamento histórico provocado pelo rio Tarauacá.
Nesta sexta-feira, em Rio Branco, choveu, somente pela manhã, 56mm, no centro da cidade. No dia anterior, em Tarauacá, choveu 99mm, enquanto, em Feijó, foram 92mm e, em Porto Walter, 82mm. No entanto, as chuvas foram fortes e volumosas na maioria dos municípios do Acre.
O Tempo Aqui estima que, em Rio Branco, até o fim da próxima semana, o nível do rio Acre atinja valores acima de cinco metros. Às 13 horas desta sexta-feira – 10/11/2017 -, seu nível era de 2,5m, mas lembrando que, há cerca de duas semanas, já havia passado de três metros.
ALERTA DE TRANSTORNOS À POPULAÇÃO
Neste fim de semana, em algumas áreas do Acre, de Rondônia, do Amazonas, de Mato Grosso, de Goiás, do Distrito Federal, da Bolívia e do Peru, tendo em vista as chuvas intensas, poderão ocorrer sérios transtornos à população, como rápida inundação de ruas, transbordamentos de pequenos rios e córregos, queda de galhos e árvores e deslizamento de terra.
Assim, é importante ficar atento, a fim de evitar maiores prejuízos ou transtornos decorrentes do mau tempo nos próximos dias.
Acompanha nossas atualizações diárias para ficar melhor informado sobre o tempo na sua região.