Alerta de chuvas fortes e volumosas esta semana no Acre, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Amazonas

out 31

Alerta de chuvas fortes e volumosas esta semana no Acre, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Amazonas

MUITAS NUVENS E DIAS CHUVOSOS

Os primeiros dias de novembro de 2017 serão marcados por tempo instável, muitas nuvens, alta umidade e chuvas fortes e volumosas no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, no Amazonas, nas planícies da Bolívia e na região de selva do Peru.
A causa é o avanço de uma frente fria e a incursão de uma poderosa massa de ar úmido, originária do Atlântico. Estes dois eventos provocam uma zona de convergência de umidade, a ZCOU, caracterizada por extensa faixa de nuvens que vai do Amazonas ao litoral do Rio de Janeiro, passando pelo Acre, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo, sul do Pará e do Tocantins, norte e leste da Bolívia e parte de São Paulo. Este fenômeno dura entre dois e três dias, mas provoca chuvas a a qualquer hora, muitas vezes fortes e prolongadas, sendo acompanhadas de intensas descargas elétricas.
No entanto, as chuvas devem continuar a predominar na região, pelo menos até a próxima segunda-feira – 6/11/2017 -, devido a outros fatores meteorológicos.
No Acre e na maior parte de Rondônia e do sul do Amazonas, esta quarta-feira – primeiro dia de novembro – deverá ser com tempo bastante instável, muitas nuvens e chuvas a qualquer hora, podendo, em algumas áreas, ser um dia chuvoso desde antes do amanhecer.
A temperatura durante o dia, na maioria dos municípios do Acre, deverá ficar abaixo de 28ºC, sendo que, no leste e no sul do estado, poderá ficar abaixo de 26ºC, em algumas cidades. Esta é, com pequenas alterações, a tendência também para os dias 2 e 3 de novembro, porém, com o sol aparecendo por entre nuvens.

ALERTA DE TRANSTORNOS À POPULAÇÃO

O Tempo Aqui volta a alertar para a alta probabilidade de ocorrência de transtornos à população de áreas vulneráveis, nestes dias, como rápida inundação de ruas, transbordamento de pequenos rios e córregos, deslizamento de terras e queda de árvores, além do perigo dos raios.
Assim, é importante que as pessoas tomem as devidas providências a fim de evitar maiores transtornos ou prejuízos.
Estas condições de tempo severo são para o Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia e Peru.

NÍVEL DOS RIOS SUBIRÁ RAPIDAMENTE

O nível dos principais rios do Acre, do Amazonas, de Rondônia, da Bolívia e do Peru terão rápida elevação dos seus níveis, tendo em vista o volume de chuvas previsto para os próximos dias.
Este aumento dos níveis já está ocorrendo, como consequência das chuvas volumosas da semana anterior. Todos os rios mais importantes da região, como o Madeira, o Purus, o Juruá e seus afluentes, estão com seus níveis em elevação, embora, oscilem eventualmente, mas sem motivos para preocupação.
O rio Acre, em Rio Branco, por exemplo, chegou a atingir 3,30m na manhã da última segunda-feira, após ter ficado com pouco mais de 1,60 nas semanas anteriores.
Assim, definitivamente, a seca do inverno de 2017 já se despediu.
Continue acompanhando nossas atualizações para ficar bem informado sobre o tempo e a elevação do nível dos principais rios da região.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *