Chuvas intensas em Goiás e Brasília. Fim de semana quente, mas muito ventilado, com chuvas, no Acre, Rondônia e Mato Grosso. Chuvas volumosas e temporais no Amazonas.
out 27
CALOR, CHUVAS E VENTOS INTENSOS DE NOROESTE
Os próximos dias, pelo menos até terça-feira – 31/10/2017 -, estarão bastante ventilados, com rajadas acima de 40km/h, no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, no sul do Amazonas e nas planícies da Bolívia e do sudeste do Peru.
A causa desses ventos intensos que estarão soprando da direção noroeste, com variações do norte e de oeste, é a formação de um centro de baixíssima pressão atmosférica no norte da Argentina. Tal centro de baixa pressão é causado, entre outros fatores, pelas altíssimas temperaturas no país vizinho, onde os termômetros devem marcar valores acima de 44ºC. Assim, naquela região argentina, o ar sobe rapidamente e o local funciona como um buraco para onde escoam os ventos da Amazônia através das planícies do centro da América do Sul.
O calor vai continuar neste fim de semana, mas ocorrem chuvas passageiras e pontuais. Existe a possibilidade de formação de temporais, com chuvas fortes, raios, ventanias e queda pontual de granizo, em algumas áreas, principalmente, no Amazonas, em Rondônia, em Mato Grosso e em algumas áreas do Acre.
CHUVAS INTENSAS EM GOIÁS E EM BRASÍLIA
A seca está com os dias contados em Goiás, em Brasília e no centro, nordeste e leste de Mato Grosso. A partir deste fim de semana, as chuvas devem ocorrer com forte intensidade. No entanto, os maiores volumes ocorrerão na próxima semana, após a segunda-feira.
Em muitas áreas, poderão ocorrer temporais, com chuvas intensas, fortes ventanias, muitos raios e queda de granizo.
Assim, chuvas volumosas marcarão a maior parte da semana que vem, nesta parte do Brasil, tão fortemente castigada pela seca neste ano de 2017.
ALERTA
O Tempo Aqui alerta que, em muitas áreas do Amazonas, do Acre, de Rondônia, de Mato Grosso, de Goiás, do Distrito Federal, da Bolívia e do Peru, ocorrerão, neste fim de semana, temporais, com chuvas fortes e volumosas, ventanias perigosas, muitos raios e queda de granizo.
Portanto, poderão ocorrer transtornos à população de pontos vulneráveis, como rápida inundação de ruas, queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos às edificações, além do perigo dos raios.
Assim, é importante ficar atento, quando da aproximação de nuvens carregadas.