Temporais diminuem, a partir de agora, mas aumentam as chuvas. Nível do rio Acre, em Rio Branco, deve passar de 3m esta semana. Chove, também, em Goiás e Distrito Federal.

out 23

AGORA É CHUVA COM MAIS FREQUÊNCIA

A primeira zona de convergência de umidade do período chuvoso que se aproxima formou-se no último domingo, dia 22 de outubro. Trata-se de uma faixa de muita umidade que se estende do Amazonas ao litoral do Rio de Janeiro, passando pelo Acre, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo. Esta faixa forma-se quando da chegada de frentes frias e de intensa umidade originária do Atlântico, caracterizando-se por muitas nuvens e chuvas a qualquer hora, durante cerca de dois ou três dias consecutivos.
Pode-se dizer que ela marca o início das chuvas volumosas que, ao que tudo indica, serão frequentes neste verão amazônico de fim de 2017 e início de 2018.
Nas últimas 48 horas, chuvas volumosas ocorreram no Acre, praticamente, em todos os vales dos rios do estado.
Em Xapuri, Brasileia, Assis Brasil e Rio Branco, além do vale do rio Rola, as chuvas volumosas, num total acumulado de mais 100mm nas últimas 72 horas, farão o nível do rio Acre passar dos 3 metros, na capital, durante esta semana.
Ao meio-dia desta segunda-feira – 23/10/2017 -, já marcava 2,30m, em Rio Branco, e continuava subindo.
Na cidade de Xapuri, choveu por mais de 12 horas seguidas, na noite de domingo para segunda-feira, acumulando um total de 62,4mm, que, somado aos volumes anteriores, superam a marca de 90mm, nos últimos quatro dias.
Em Assis Brasil e em Brasileia, chuvas volumosas também têm ocorrido nos últimos dias, assim como na bacia do rio Rola.
Não foi diferente nos demais rios do estado. Em Cruzeiro do Sul, choveu 99,2mm em menos de 24 horas, no sábado. Tem chovido muito também no vale do rio Moa e na serra do Divisor.
Em Tarauacá, Feijó e Sena Madureira, o nível dos rios que cortam estas cidades também tem subido nos últimos dias.

 

TEMPORAIS DIMINUEM, MAS AS CHUVAS AUMENTAM

Com a intensificação da umidade na região, aumenta a formação de nuvens de chuva e, consequentemente, a temperatura não fica tão elevada. No entanto, o calor fica abafado durante o dia e as pessoas suam com mais facilidade. À noite, porém, fica mais agradável.
Como consequência imediata desta diminuição do calor diurno, os temporais também diminuem, mas as chuvas ocorrem com mais frequência e intensidade.
Durante esta semana, até o próximo domingo – 29/10/2017 -, ocorrerão chuvas passageiras, que podem ser fortes, em alguns dias e lugares, no Acre, em Rondônia, no sul do Amazonas, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal e nas planícies da Bolívia e da região de selva do Peru.
Em Goiás, no Distrito Federal e em boa parte de Mato Grosso e do centro, leste, norte e oeste do Amazonas, assim como no nordeste do Peru, poderão ocorrer temporais pontuais, com chuvas fortes, raios, ventanias e queda de granizo.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *