Onda de calor intenso, com fortes temporais, esta semana no Acre, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Tempo firme e quente em Goiás e Distrito Federal.
out 16
CALOR INTENSO PODE FAZER NOVOS RECORDES
Esta semana, até sábado – 21/10/2017 -, será muito quente, com possibilidade de recordes de temperatura máxima deste ano, até o momento.
Uma frente quente antecede uma onda de calor intenso que atingirá o Acre, Rondônia, Mato Grosso e Amazonas, fazendo com que as máximas, durante a tarde, fiquem muito altas.
Em Goiás, no Distrito Federal e no leste de Mato Grosso, o tempo vai continuar firme, seco e muito quente, com temperaturas máximas oscilando entre 38 e 42ºC, na maioria dos municípios goianos e mato-grossenses.
No Acre, em Rondônia e no Amazonas, as tardes terão temperaturas entre 34 e 38ºC.
A penetração de ar polar seco, que sucedeu a chegada de uma frente fria, no último sábado, é a principal causa do aquecimento desta semana.
PULSOS ÚMIDOS PROVOCAM FORTES TEMPORAIS
As chuvas voltarão a ocorrer de forma passageira e pontual na maior parte da Amazônia Ocidental e do oeste e norte de Mato Grosso, já a partir desta terça-feira – 17/10/2017 -, mas será a partir de quinta-feira, que ficarão mais fortes e volumosas.
Pulsos úmidos do Atlântico – os PUA – estarão avançando rapidamente na direção do Acre, sendo que, no caminho, provocarão fortes temporais, não só em território acreano, mas, também, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, na Bolívia e no Peru.
Assim, as condições atmosféricas, durante esta semana, devido a esses intensos pulsos úmidos e ao calor da região, estarão altamente favoráveis à ocorrência de chuvas fortes, muitas descargas elétricas, ventanias perigosas e queda pontual de granizo.
ALERTA DE TRANSTORNOS À POPULAÇÃO
Durante toda esta semana, mas, principalmente, a partir de quinta-feira, dia 19 de outubro, a maioria das cidades do Acre, de Rondônia, do Amazonas, do centro, oeste e norte de Mato Grosso, do norte da Bolívia e da região de selva do Peru estarão sujeitas a sérios transtornos à população, como rápida inundação de ruas, queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos às edificações, além do perigo potencial dos raios.
Portanto, O Tempo Aqui volta a alertar sobre o tempo severo que deve ocorrer na semana. É importante que as pessoas fiquem atentas quando da aproximação de nuvens carregadas, a fim de evitarem maiores transtornos ou prejuízos.
Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar melhor informado sobre o tempo em cada dia da semana e em cada área da região.