Chuvas, em Rio Branco, já superaram a média de outubro. Alerta de chuvas intensas, com temporais, nos próximos dias.
out 11
JÁ CHOVEU ACIMA DA MÉDIA DE OUTUBRO EM RIO BRANCO
Nos primeiros 10 dias de outubro de 2017, já choveu, no centro de Rio Branco, 190mm, ou seja, 11% acima da média climatológica do mês que é de 171mm.
Na última terça-feira, dia 10, choveu, em menos de 2 horas, um total de 74,4mm, enquanto, na última sexta-feira, dia 6, foram 113,0mm, segundo os dados do pluviômetro da Agência Nacional de Águas, localizado na passarela Joaquim Macedo.
Estes dados não conferem com os do Instituto Nacional de Meteorologia porque não ocorreu chuva intensa onde estão localizadas suas estações meteorológicas.
ALERTA DE CHUVAS INTENSAS, COM TEMPORAIS
Nos próximos dias, entre quarta-feira e sábado, ou seja, nos dias 11, 12, 13 e 14 deste mês de outubro, as condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de chuvas fortes e volumosas, na maior parte do Acre – inclusive, em Rio Branco -, de Rondônia, do Amazonas, do oeste e norte de Mato Grosso e das planícies da Bolívia e da região de selva do Peru.
Essas chuvas serão acompanhadas, muitas vezes, em vários pontos, por fortes temporais, com chuvas torrenciais, muitos raios, ventanias perigosas e queda pontual de granizo.
O Tempo Aqui volta a alertar que, entre esta quarta-feira e o próximo sábado, poderão ocorrer sérios transtornos à população de áreas vulneráveis, como rápida inundação de ruas, queda de galhos e árvores, destelhamento e danos às edificações, além do perigo potencial dos raios.
FRENTE FRIA CHEGA, MAS NÃO ESFRIA
Não haverá friagem nem tampouco vai fazer frio, mas, no sábado – 14/10/2017 -, uma frente fria chegará ao sul da Amazônia e ao oeste da região Centro-Oeste do Brasil diminuindo um pouco a temperatura.
A massa de ar polar terá fraca penetração, mas o suficiente para que o calor diminua, porém por pouco tempo.
ACOMPANHE NOSSAS ATUALIZAÇÕES
Fique atualizado acompanhando nossas publicações, pois poderão ocorrer mudanças inesperadas no tempo atmosférico, não previstas na última atualização.
Sempre que for possível, O Tempo Aqui trará informações mais precisas sobre eventos atmosféricos.
Já podemos esperar um verão (ou inverno como definem aqui) rigoroso em termos de chuvas?
Olá, Celia. Não podermos afirmar nada por enquanto. No entanto, as águas do oceano Atlântico Norte estão com temperatura acima da média, o que favorece a evaporação e a formação de pulsos úmidos com maior frequência e abrangência, sinalizando que deveremos ter chuvas abundantes no Acre, no Amazonas, em Rondônia, em Mato Grosso e nas planícies da Bolívia e da região de selva do Peru. Assim, é bastante provável que o verão seja bastante chuvoso e, como consequência, o transbordamento dos rios. Vamos aguardar os próximos 60 dias para se ter uma posição melhor.