Alerta de temporais no Acre, Amazonas, Rondônia, Bolívia e Peru. Chuvas, muitos raios e ventanias, nesta terça-feira, em vários pontos.
out 10
TEMPORAIS À VISTA
As condições atmosféricas estão altamente favoráveis à ocorrência de temporais, nesta terça-feira – 10/10/2017 -, na maioria dos municípios do Acre, inclusive, em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul, no centro, sul e sudoeste do Amazonas, no norte e oeste de Rondônia, no noroeste, norte e nordeste da Bolívia e no leste e sudeste do Peru.
O tempo instável e severo que se aproxima pode registrar chuvas fortes, muitos raios, ventanias perigosas e queda pontual de granizo.
Assim, O Tempo Aqui alerta para a possibilidade de transtornos à população, como rápida inundação de ruas, queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos às edificações, além do perigo dos raios.
Portanto, é importante ficar atento quando surgirem nuvens carregadas, a fim de evitar maiores transtornos e prejuízos.
O Tempo Aqui lembra que tais temporais são pontuais, ou seja, podem ocorrer com forte intensidade num lugar, e, em outro próximos, apenas ventar ou chover fraco.
PREVISÃO PARA ESTA SEMANA, ATÉ DOMINGO
ALERTA DE NOVOS TEMPORAIS
Esta semana, até domingo – 15/10/2017 -, será quente, com chuvas passageiras e temporais, no Acre, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso, além da Bolívia e do Peru.
O intenso calor e a penetração de pulsos úmidos do Atlântico deixam o tempo abafado, com chuvas passageiras e trovoadas, principalmente na parte da tarde. As condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de temporais, com chuvas intensas, muitos raios, ventos fortes e queda pontual de granizo em toda a região.
As chuvas mais intensas, com maior probabilidade de temporais, deverão acontecer na quinta-feira, na sexta-feira e no sábado, dias 12, 13 e 14 de outubro, principalmente na parte da tarde ou nas primeiras horas da noite.
O Tempo Aqui volta a alertar que poderão ocorrer sérios transtornos à população, como rápida inundação de ruas, queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos às edificações, além do perigo potencial dos raios, em vários pontos.
FRENTE FRIA CHEGA, MAS NÃO ESFRIA
Na sexta-feira – 13/10/2017 – uma frente fria chega ao sul da Amazônia Ocidental e ao oeste do Centro-Oeste do Brasil, mas não esfria nem tampouco provocará friagem, pois não ocorrerá penetração de ar polar com intensidade suficiente para provocar o fenômeno.. Entretanto, haverá uma leve queda do calor diurno no leste e sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia e na região do Pantanal de Mato Grosso.
A aproximação e chegada desta frente fria será a principal causadora do tempo instável, com chuvas e temporais, entre a quinta-feira e o sábado próximos.
TEMPO FIRME E QUENTE EM GOIÁS E DISTRITO FEDERAL
O tempo não muda significativamente, esta semana, em Goiás e no Distrito Federal. Vai predominar o tempo firme e seco, com muito sol, na maior parte, porém, eventualmente, em alguns pontos isolados, poderão ocorrer chuvas passageiras, inclusive, com raios e ventanias.
O calor, principalmente durante o dia, vai continuar intenso, com temperaturas que podem chegar a 40ºC, em algumas cidades goianas.
A umidade do ar, na parte da tarde, fica baixa, com valores diários, entre 20 e 30%, o que caracteriza o estado de atenção para a saúde humana. Em algumas áreas, pode ficar entre 12 e 20%, caracterizando o estado de alerta. Excepcionalmente, pode atingir valores inferiores a 12%, entrando em estado de emergência.
A baixa umidade do ar pode atingir também parte de Mato Grosso, principalmente o nordeste, o leste e o sudeste do estado.
As temperaturas noturnas, na maioria das cidades da região, estarão acima da média nesta semana.
ACOMPANHE NOSSAS ATUALIZAÇÕES
Estas são previsões que podem ser alteradas para maior ou menor intensidade dos eventos. Fique por dentro do tempo, acompanhando nossas atualizações que ocorrem a qualquer momento.
Sempre que for possível, O Tempo Aqui publicará os alertas de temporais iminentes, quando as condições atmosféricas permitirem visualizar a ocorrência de tempo severo e a área de sua ocorrência.