Frio polar chegou e o Acre registrou 15,0ºC, sendo a menor temperatura da Amazônia Ocidental, neste mês

set 18

TEMPERATURA DESPENCOU NO ACRE
Como previsto e anunciado, com exclusividade, por O Tempo Aqui, o friozinho polar chegou ao sul da Amazônia Ocidental e derrubou a temperatura, principalmente no Acre, onde, nesta segunda-feira – 18/9/2017 – o dia começou com apenas 15,0ºC, em Epitaciolândia e Brasileia, conforme registro da estação meteorológica do INMET. Foi a menor temperatura deste mês de setembro registrada, até o momento, em toda a região Norte do Brasil. Foi também, a menor temperatura do mês em Rio Branco, com apenas 17,0ºC, registrada ao amanhecer de domingo, e 17,3ºC, nesta segunda-feira.
A frente fria chegou ao leste e sul do Acre, nas primeiras horas do sábado, dia 16, com fortes rajadas de vento da direção sudeste. Logo em seguida, a penetração de ar frio polar começou a se intensificar, deixando o sábado e o domingo, bastante ventilados, com rajadas, a todo instante, que passavam de 35km/h. Nesta segunda-feira, dia 18, ou seja, 48 horas depois da chegada da frente fria, os ventos da penetração de ar polar continuavam soprando em Rio Branco, mas com menor intensidade do que nos dois dias anteriores.
No domingo, mesmo com o dia ensolarado, sem nuvens, a maior temperatura em todo o Acre, ficou abaixo de 30ºC, exceto em Tarauacá, onde a máxima foi de 31,4ºC. Em Rio Branco, o domingo registrou máxima de 29,0ºC e, em Brasileia e Epitaciolândia, 28,8ºC, porém, em todos os lugares, com sensação térmica inferior, devido aos ventos intensos.
Em Assis Brasil e em Santa Rosa do Purus, as mínimas foram, respectivamente, 16,0ºC e 16,3ºC, segundo registros das estações meteorológicas nas cidades vizinhas do Peru.
Em Rondônia, as menores temperaturas foram 16,6ºC, registrada em Vilhena, e 17,3ºC, em Guajará-Mirim.
No Amazonas, as mínimas foram 18,2ºC, em Eirunepé, e 18,7ºC, em Boca do Acre.
Assim, a última semana do inverno de 2017 despede-se com temperaturas abaixo da média na Amazônia Ocidental. A primavera começa no próximo dia 22, com o Sol voltando ao nosso hemisfério.

MENORES TEMPERATURAS REGISTRADAS EM ORDEM CRESCENTE
Confira a relação, em ordem crescente, das menores temperaturas registradas com a chegada desta onda de frio polar, no Acre, em Rondônia e no Amazonas:
– Brasileia e Epitaciolândia, no Acre, com 15,0ºC;
– Assis Brasil, no Acre, com 16,0ºC;
– Santa Rosa do Purus, no Acre, com 16,3ºC;
– Vilhena, em Rondônia, com 16,6ºC;
– Rio Branco, no Acre, com 17,0ºC;
– Guajará-Mirim, em Rondônia, com 17,3ºC;
– Feijó, no Acre, com 18,1ºC;
– Eirunepé, no Amazonas, com 18,2ºC;
– Cacoal, em Rondônia, com 18,6ºC;
– Boca do Acre, no Amazonas, com 18,7ºC;
– Marechal Thaumaturgo, no Acre, com 18,9ºC;
– Cruzeiro do Sul, no Acre, e Cacoal, em Rondônia, com 19,6ºC.

TEMPO FIRME, SECO E ENSOLARADO NOS PRÓXIMOS DIAS
A intensa massa de ar polar que penetrou na região é seca. Os próximos dias, pelo menos até quarta-feira, dia 20 de setembro, os dias estarão firmes, secos e ensolarados. Durante o dia, o calor vai predominar em toda a região. Já, durante a noite, no leste e no sul do Acre, a temperatura continuará agradável nos próximos dois dias.
As chuvas darão mais um trégua, mas, provavelmente, após a quarta-feira, deverão retornar, com temporais isolados, principalmente, a partir de sexta-feira ou sábado.
Acompanhe nossas atualizações para ficar melhor informado sobre o tempo nos próximos dias no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, na Bolívia e no Peru.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *