ALERTA URGENTE: Porto Velho e proximidades deverão ser atingidos por forte temporal nas próximas horas. Leste e sul do Acre e sul do Amazonas podem ter temporal moderado.
set 12
FORTE TEMPORAL DEVE ATINGIR RONDÔNIA E AMAZONAS
Intensos pulsos úmidos do Atlântico alimentam nuvens com altura superior a 12km – da base até o topo – e de mais de 200km de comprimento por cerca de 70km de largura – que se deslocam rapidamente na direção do norte de Rondônia, sudeste e sul do Amazonas e leste e sul do Acre. O temporal que se aproxima deve atingir, nas próximas horas da tarde desta terça-feira – 12/9/2017 -, as cidades de Porto Velho, Ariquemes, Guajará-Mirim, Humaitá, Lábrea e proximidades, com ventos fortes, cujas rajadas podem passar de 80km/h, em alguns pontos. Tais ventos estarão soprando da direção nordeste, com pequenas variações de leste e do norte.
Poderão ocorrer milhares de descargas elétricas em forma de raios das nuvens para a terra, da terra para as nuvens e de nuvens para outras nuvens. Em algumas áreas, poderá haver queda de granizo.
É alta, portanto, a probabilidade de ocorrência de transtornos à população, como rápida inundação de ruas ou destelhamento e danos às edificações, queda de galhos e árvores, além do perigo dos raios.
ACRE TAMBÉM PODE SER ATINGIDO POR TEMPORAL
No leste e no sul do Acre, assim com na região de Boca do Acre e proximidades e no norte da Bolívia, esse temporal poderá chegar, com menos força, durante a noite, mas, antes, durante a tarde, poderão ocorrer outros temporais, devido à chegada de uma fraca frente fria. O centro do Acre e o vale do Juruá poderão registras temporais com menor intensidade.
O Tempo Aqui alerta para a necessidade de que as pessoas protejam-se adequadamente de tais fenômenos atmosféricos a fim de evitar maiores transtornos.
Na tarde de hoje, terça-feira, Porto Velho teve a formação de um tornado dentro da área urbana da cidade. Não foi apenas um redemoinho, foi mesmo um tornado se formando, as nuvens desceram em funil, mas parece que não chegaram a tocar o chão. A mídia local e a estação automatica do Inmet informaram velocidade do vento em cerca de 70km/h, mas em algumas áreas da cidade, principalmente próximo ao tornado com certeza os ventos foram muito mais fortes, que eu mesmo presenciei, e acredito que as rajadas chegaram a 100km/h.
Olá, Henrique. O temporal que atingiu Porto Velho teve origem no sudeste do Amazonas, por volta das 10 horas da manhã, devido ao calor e à incursão de pulsos úmidos do Atlântico. O Tempo Aqui, que avisou com boa antecedência da chegada deste fenômeno atmosférico, publicará nas próximas horas um resumo da formação e do deslocamento deste temporal, bem como as principais cidades por onde ele passou. Antecipando, foi na cidade amazonense de Humaitá que os ventos foram mais intensos e, em Boca do Acre, também no Amazonas, onde choveu mais forte.