Rio Branco e Feijó registraram, em menos de duas horas, as chuvas mais intensas do Brasil, com ventos de 63km/h. Choveu quase a metade da média de todo o mês de setembro. Nível do rio Acre voltou a subir.
set 12
TEMPORAIS ATINGIRAM O ACRE
Na última segunda-feira – 11/9/2017 -, a aproximação de uma fraca frente fria e a penetração de pulsos úmidos do Atlântico – os PUA – provocaram vários temporais no Acre. Choveu em todos os municípios. Em algumas áreas, as chuvas foram torrenciais, com muitos raios e ventos fortes.
Em Rio Branco, os ventos atingiram a velocidade de 63km/h, entre 2 e 3 horas da tarde, no início da rodovia Transacreana, onde choveu, em apenas 90 minutos, 41,6mm, ou seja, quase a metade da média para todo o mês de setembro que é em torno de 90mm. Foi o terceiro maior volume de chuva registrado em todo o Brasil, neste dia. A temperatura caiu de 34ºC para 21ºC, neste local, em menos de 2 horas.
Na cidade acreana de Feijó, choveu ainda mais, com acúmulo de 47,4mm, sendo o segundo maior volume do Brasil, nesta segunda-feira, superado apenas pela cidade amazonense de Manacapuru, onde choveu 53,2mm. Em Feijó, os ventos atingiram, a velocidade de 46km/h, entre 2 e 3 horas da tarde.
Foram registradas centenas de raios nesta segunda-feira, principalmente no centro e no oeste do Acre. Chuvas torrenciais também ocorreram nos vales dos rios Moa, Juruá, Liberdade, Jurupari e Iaco, além do riozinho do Rola.
No centro de Rio Branco, entretanto, as chuvas e os ventos foram mais fracos.
Temporais, com chuvas e ventos fortes, também ocorreram neste dia em várias cidades de Rondônia, do Amazonas, da Bolívia e do Peru.
Os dados de chuva, de vento e de temperatura – publicados por O Tempo Aqui – foram registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia e pela Agência Nacional de Águas.
NÍVEL DO RIO ACRE VOLTOU A SUBIR
O nível do rio Acre, em Rio Branco, subiu mais de 20cm, entre o último domingo e esta terça-feira, devido às chuvas da semana anterior que ocorreram no alto e médio curso da sua bacia hidrográfica.
Praticamente, todos os rios acreanos apresentaram elevação de seus níveis nas últimas 24 horas, devido às chuvas que têm ocorrido ultimamente, embora ainda de forma pontual e passageira.
Em Rio Branco, o nível do rio Acre vai continuar subindo lentamente, mas deverá voltar a baixar na próxima semana, porém, como O Tempo Aqui tem publicado, a seca severa do início de agosto não voltará mais este ano.
Ainda nesta semana, deverão ocorrer mais chuvas fortes na maior parte do Acre, devido à chegada de outra frente fria no sábado e à penetração de maior quantidade de pulsos úmidos do Atlântico.