Temporais, com ventos de 56km/h, chuvas torrenciais e muitos raios, marcaram a maior parte do Acre
set 06
ACRE REGISTROU AS CHUVAS MAIS INTENSAS DO BRASIL
O Tempo Aqui avisou e alertou sobre a alta probabilidade de ocorrência de temporais na última terça-feira – 5/9/2017 – no sul da Amazônia Ocidental.
A chegada de uma fraca frente fria, o calor da região e a penetração dos PUA – Pulsos Úmidos do Atlântico – provocaram condições atmosféricas adversas na última terça-feira, no Acre, no sudoeste do Amazonas, no norte e noroeste da Bolívia e no leste e sudeste do Peru.
O tempo severo começou logo pela manhã no alto curso dos rios Acre, Iaco, Purus, Tarauacá e Juruá, mas foi na parte da tarde que ocorreram ventos fortes, causando destelhamento de edificações e queda de dezenas de árvores, principalmente, no vale do Juruá, conforme o relato de moradores.
Dentre as 10 cidades brasileiras que registraram os maiores volumes de chuva, neste dia, três foram do Acre: Feijó, com 41,0mm, Marechal Thaumaturgo, com 30,6mm, e Porto Walter, com 23,0mm. A c idade de Feijó, foi a segunda cidade brasileira com o maior volume de chuva e Porto Walter, a quinta colocada. Marechal Thaumarturgo, foi a oitava cidade brasileira onde choveu mais neste dia.
Choveu muito também, com valores estimados entre 25 e 50mm, em outras áreas do vale do rio Juruá e dos vales rios Moa, Muru, Chandless, Iaco, Macauã e Abunã. Chuvas intensas, estimadas entre 20 e 40mm, ocorreram na maior parte do vale do riozinho do Rola, no município de Rio Branco.
Com tanta chuva, o nível da maioria dos rios acreanos volta a subir, inclusive o do rio Acre, em Rio Branco, embora, ainda lentamente.
Mais chuvas virão nos próximos dias, com alta probabilidade de novos temporais a partir do próximo sábado, pois mais umidade do Atlântico vai penetrar na região.
VENTOS FORTES DE ATÉ 56km/h NO ACRE
Não foram somente as chuvas que chamaram a atenção do tempo severo neste dia. Os ventos atingiram o Acre com velocidades fortes na maioria dos municípios do estado. Em muitas cidades, ocorreram transtornos à população, com inúmeros relatos de destelhamento de casas e outras edificações, como, por exemplo, em Cruzeiro do Sul.
As rajadas de vento com maior velocidade registrada foram:
– 56km/h, em Brasileia e em Epitaciolândia, entre 17 e 18 horas;
– 54km/h, em Rio Branco, entre 13 e 17 horas;
– 41km/h, em Feijó, entre 17 e 19 horas;
– 40km/h, em Cruzeiro do Sul, entre 15 e 17 horas;
– 40km/h, em Marechal Thaumaturgo, entre 14 e 16 horas;
– 39km/h, em Porto Walter, entre 15 e 17 horas.
Todos os dados apresentados foram registrados pelas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia.