Rio Branco e Vilhena registraram os maiores volumes de chuva de todo o Brasil, com ventos de 81km/h, queda de granizo e declínio brusco da temperatura

ago 31

TEMPORAIS ATINGIRAM RIO BRANCO, VILHENA E CRUZEIRO DO SUL
Em menos de 48 horas, violentos temporais castigaram Rondônia e o Acre, causando muitos prejuízos à população. Os dias 29 e 30 de agosto deste mês de agosto de 2017 foram de tempo severo, com temporais registrados em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Vilhena. Poucos dias antes, um forte temporal também atingiu a cidade amazonense de Pauini, onde ocorreram muitos raios e fortes ventanias.
Como O Tempo vinha alertando diariamente, as condições atmosféricas estariam altamente favoráveis à ocorrência de temporais, com chuvas fortes, raios, ventanias e eventual queda de granizo, em vários pontos do sul da Amazônia Ocidental.

VILHENA FOI A QUE MAIS SOFREU
Na última quarta-feira, 30 de agosto, a cidade rondoniense de Vilhena foi atingida por um violento temporal, entre 2h e 4h da tarde.
Os ventos atingiram velocidade de 81km/h, derrubando árvores e destelhando dezenas de edificações. A velocidade média do vento, durante cerca de 60 minutos, chegou a 40km/h, mas o problema maior foram as rajadas com mais de 80km/h.
Choveu, em menos de duas horas, 41,4mm, o maior volume registrado em todo o Brasil. Este volume de chuvas é o dobro da média climatológica de todo o mês de agosto para essa parte de Rondônia.
A queda de granizo foi maciça, em alguns bairros, segundo relatos de moradores, chegando a cobrir toda a superfície do solo.
A temperatura despencou de 35ºC para 18ºC em menos de duas horas, tal a intensidade do granizo e do vento frio que atingiu momentaneamente a cidade.

RIO BRANCO REGISTROU CHUVA E VENTO FORTES TAMBÉM
A capital do Acre não ficou de fora dos temporais. Também na última quarta-feira, dia 30 de agosto, foram registrados ventos de 76km/, entre 3 e 4 horas da tarde, na estação meteorológica localizada no início da Transacreana, onde choveu, em apenas uma hora, 20,4mm., sendo o segundo maior volume de todo o Brasil, perdendo apenas para Vilhena, neste dia.
A temperatura, nesta parte de Rio Branco, também despencou de 34ºC para 21ºC, em apenas 60 minutos.
Pouco antes, por volta das 14 horas, ventos fortes também atingiram o aeroporto da cidade, onde foram registradas rajadas acima de 50km/h.

CRUZEIRO DO SUL REGISTROU TEMPORAL UM DIA ANTES
No vale do Juruá acreano, a cidade de Cruzeiro do sul, um dia antes, na terça-feira, 29 de agosto, também foi atingida por temporal, com ventos e chuvas fortes e muitos raios, causando sérios transtornos à população de alguns bairros.
As chuvas, na maior cidade do oeste do Acre, somaram, nesse dia, 28,8mm, ocorridas num pequeno espaço de tempo, ficando, também, entre as mais volumosas do país.

FORAM AS MAIS INTENSAS CHUVAS NO BRASIL
As chuvas que ocorreram em Rio Branco e em Vilhena, na última quarta-feira, foram as mais volumosas de todo o Brasil, segundo o registro do INMET.
A causa desses temporais é, como O Tempo Aqui já havia informado, a aproximação de uma fraca frente fria e a chegada de pulsos úmidos do Atlântico que, associados ao calor intenso da região, criam condições favoráveis à ocorrência de tempo severo, mas de forma pontual, no sul da Amazônia Ocidental.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *