Calor, chuvas passageiras, temporais e queda da temperatura noturna marcam esta semana no sul da Amazônia. Seca continua no Centro-Oeste.
ago 28
CALOR, CHUVAS E TEMPORAIS NA AMAZÔNIA
No Acre, em Rondônia, no Amazonas e nas planícies da Bolívia e do Peru, o tempo não muda significativamente nos últimos dias deste mês de agosto de 2017. O predomínio continua sendo de calor, com chuvas passageiras e pontuais, pelo menos até a próxima sexta-feira, primeiro dia de setembro.
O Tempo Aqui alerta para a probabilidade moderada de ocorrência de temporais, com chuvas fortes, mas passageiras, raios, ventanias e eventual queda de granizo, em alguns pontos da região, principalmente, entre quarta-feira e sexta-feira, dias 30 e 31 de agosto e primeiro de setembro.
FRENTE FRIA CHEGA, MAS NÃO ESFRIA
Uma frente fria chega ao Brasil na próxima quarta-feira, dia 30, derrubando a temperatura no sul do país. No Acre e no sul e oeste de Rondônia, esta frente fria chega fraca, conforme nossa análise de hoje, e não provocará queda significativa da temperatura, mas diminuirá o calor da noite, deixando o início das manhãs agradáveis, com mínimas variando entre 16 e 19ºC em áreas do leste e do sul acreano e do sul e oeste de Rondônia.
Portanto, não haverá incursão de ar polar suficiente para causar uma onda de frio no sul da Amazônia e no Centro-Oeste brasileiro. No entanto, será a aproximação e a chegada desta frente fria que poderá provocar fortes temporais na região.
SECA CONTINUA NO CENTRO-OESTE
No Distrito Federal, em Goiás e na maior parte de Mato Grosso, a seca continua durante esta semana e a umidade do ar vai permanecer baixa na maioria dos municípios da região. Diariamente, durante a tarde, os valores deverão ficar entre 20 e 30%, levando ao estado de atenção para a saúde humana. Em muitas cidades, a umidade relativa do ar ficará mais baixa, entre 12 e 20%, o que caracteriza o estado de alerta.
Em Rondônia, no Acre e no sudeste e sul do Amazonas, o tempo muito seco também poderá afetar alguns municípios, mas não excessivamente, pelo menos até o primeiro dia de setembro. A umidade do ar poderá ficar mais crítica após a passagem da frente fria, ou seja, a partir do dia 2 de setembro.
A situação pode ficar ainda mais grave no Centro-Oeste até o fim desta semana, pois é alta a probabilidade de que, em vários pontos da região, o índice fique inferior a 12%, levando ao estado de emergência para a saúde humana. Nesta situação, o cuidado com a saúde deve ser extremo.
PREVISÕES SÃO ATUALIZADAS A QUALQUER MOMENTO
Nossas previsões são atualizadas a qualquer momento. Nenhuma previsão, em qualquer país do mundo, é estática, mas a todo momento modificada, conforme vão ocorrendo as alterações atmosféricas.
Acompanhe nossas atualizações diárias e a qualquer momento, pois as previsões feitas hoje poderão ser alteradas para mais ou para menos, quanto à intensidade dos eventos atmosféricos, tendo em vista a complexidade da dinâmica da atmosfera.