Estação Espacial Internacional e Telescópio Espacial Huble poderão ser vistos passando sobre Rio Branco

ago 23

Estação Espacial Internacional e Telescópio Espacial Huble poderão ser vistos passando sobre Rio Branco

ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL
A Estação Espacial Internacional poderá, mais uma vez, ser vista pelos acreanos, nesta quarta-feira – 23/8/2017 – no começo da noite. Durante seis minutos, o maior satélite em órbita da Terra refletirá fortemente a luz do Sol sobre os rio-branquenses.
Primeira visualização será às 18h17min, olhando logo acima do horizonte na direção noroeste, ou seja, um pouco à direita da direção do pôr do Sol.
Em seguida, às 18h20min, a estação espacial estará passando cerca de 34 graus acima do horizonte, na direção sudoeste, ou seja, 45 gruas à esquerda da direção do pôr do Sol.
Finalmente, às 18h23min, desaparecerá no horizonte, na direção sudeste.
Na sua posição mais próxima da capital acreana, que ocorre às 18h20min, o veículo espacial será visto entre o planeta Júpiter e a Lua, deslocando-se na direção da constelação do Cruzeiro do Sul.

TELESCÓPIO ESPACIAL HUBLE
Cerca de 35 minutos depois da passagem da estação espacial, os rio-branquenses poderão ver o telescópio espacial Huble, famoso por suas descobertas de planetas além do sistema solar. Seu brilho não é tão forte quanto o da estação espacial, mas é perfeitamente visível por todos que olharem para o céu.
Primeira visualização será às 18h51min, olhando logo acima do horizonte na direção sudoeste, um pouco à esquerda da direção do pôr do Sol.
Em seguida, às 18h55min o telescópio estará passando cerca de 74 graus acima do horizonte, ou seja, quase na vertical, mas na direção norte, um pouquinho à esquerda, quando o seu brilho será máximo.
Finalmente, um minuto depois, às 18h56min, o satélite estará entrando na sombra da Terra, na direção nordeste, não sendo mais possível vê-lo.

CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS ESTARÃO FAVORÁVEIS À VISUALIZAÇÃO
O Tempo Aqui só publica as passagens dos satélites, dando informações mais precisas, quando as condições atmosféricas estão favoráveis às observações, ou seja, quando o céu estiver sem nuvens ou com pouca nebulosidade. Estaremos no centro de Rio Branco, na praça da Revolução, para orientar quem quiser observar e ter mais explicações sobre esses veículos espaciais.
Passa sobre Rio Branco, um satélite a cada três minutos, em média aproximada, porém, a maioria deles não pode ser vista com facilidade. Informamos apenas as passagens daqueles que podem ser vistos com facilidade, inclusive, no centro da cidade.
No entanto, para uma melhor observação é importante estar em local escuro, sem a interferência das luzes da cidade.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *