Eclipse do Sol não será visível em todo o Acre. Macapá e Fortaleza terão a melhor visualização. Saiba como ver o eclipse de forma indireta, sem equipamentos e sem prejudicar a visão.

ago 21

ECLIPSE DO SOL SERÁ PARCIAL NO BRASIL
Nesta segunda-feira, a partir das 16h9min, no horário de Brasília, os brasileiros poderão ver parcialmente o Sol sendo encoberto pela Lua. A duração total do eclipse, no Brasil, será de quase duas horas.
Porém, não será visível em todo o país. A melhor visibilidade do escurecimento do Sol será no norte das regiões Norte e Nordeste.
A capital onde o Sol ficará mais encoberto é Macapá. Nesta cidade, o início do eclipse será exatamente às 16h9min, no horário de Brasília. O momento máximo, quando 41% do disco solar será obscurecido, dar-se-á às 17h9min. O fim do eclipse acontecerá às 18h3min.

NO ACRE, SERÁ VISÍVEL APENAS AO LONGO DA BR-364
Na capital do Acre, o eclipse solar, que ocorre nesta segunda-feira, 21 de agosto de 2017, poderá ser visto, se as condições meteorológicas permitirem, a partir das 14h50min, no horário de Rio Branco, mas o momento máximo ocorrerá às 15h5min, finalizando às 15h21min, com duração, portanto, de apenas 31 minutos. No Acre, a melhor visualização será na cidade de Porto Acre, onde o Sol ficará com 0,5% encoberto pela Lua.
No entanto, este eclipse não será visível em todo o estado do Acre. O fenômeno será visível apenas ao longo da BR-364, ou seja, nas cidades de Rio Branco, Bujari, Senador Guiomard, Acrelândia, Sena Madureira, Manuel Urbano, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima, além de Porto Acre.
Entretanto, não se iluda. No Acre, aparecerá apenas uma pequeníssima mancha negra no lado direito do Sol, quase imperceptível.

SAIBA COMO VER O ECLIPSE DE FORMA INDIRETA, SEM PREJUDICAR A VISÃO
Tenha o cuidado de jamais olhar diretamente para o Sol, pois poderá causar danos irreversíveis à sua visão e até deixá-lo cego. Use os protetores adequados.
Se não conseguir tais protetores, poderá ver o eclipse de forma indireta. Basta fazer um pequeno orifício numa folha de papel. Peque esta folha de papel e a coloque a alguns centímetros sobre uma outra folha de papel branco. O formato do Sol será projetado sobre essa folha de papel branco e, à medida que o eclipse for ocorrendo, você verá a parte negra causada pela Lua também sendo projetada no papel.
O único país onde o eclipse solar desta segunda-feira poderá ser visto em sua totalidade são os Estados Unidos. No ponto máximo, em um único local, a duração será de mais de dois minutos, quando acontece a escuridão total, por volta do meio-dia e no início da tarde, no horário de lá.
O Tempo Aqui aguarda mensagens de todos aqueles que conseguirem ver o eclipse solar nesta segunda-feira, 21 de agosto de 2017. Informe de que forma você viu o eclipse e em que cidade e bairro se encontrava. Seu nome e sua mensagem serão publicados.

CAPITAIS ONDE SERÁ POSSÍVEL VER O ECLIPSE
Confira, em ordem decrescente de visibilidade do escurecimento do Sol, em porcentagem, as capitais onde ocorrerá o eclipse:
– Macapá, 41%;
– Fortaleza, 40%;
– São Luis, 39%;
– Belém, 38%;
– Boa Vista, 38%;
– Natal, 36%;
– Teresina, 32%;
– João Pessoa, 32%;
– Recife, 29%;
– Maceió, 23%;
– Manaus, 21%;
– Aracaju, 19%;
– Palmas, 13%;
– Salvador, 12%;
– Porto Velho, 4%;
– Brasília, 2%;
– Goiânia, 0,5%;
– Rio Branco, 0,4%.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *