Chuvas passageiras, temporais, calor abafado e queda da temperatura durante esta semana no Acre, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso

ago 14

TEMPO EXTREMAMENTE SECO JÁ PASSOU
Não há motivos para maiores preocupações quanto à baixa umidade do ar no sul da Amazônia Ocidental e no oeste do Cerntro-Oeste brasileiro.
O período de chuvas ainda está longe de começar, porém o tempo extremamente seco que assolou a região, em julho e nos primeiros dias de agosto, dificilmente retornará neste ano de 2017. A umidade do ar tem aumentado, pois pulsos úmidos do Atlântico, os PUA, têm penetrado e provocado chuvas diárias desde a última terça-feira, dia 8 de agosto, principalmente no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas e, mais recentemente, no sul, oeste e noroeste de Mato Grosso, além das planícies da Bolívia e do Peru.
Nas regiões acreanas do Alto Acre e do vale do rio Rola, as chuvas já superaram o dobro da média mensal de agosto, com valores acumulados e registrados acima de 40mm, em Assis Brasil, e de 50mm, ao longo da rodovia Transacreana, no município de Rio Branco.
Chuvas fortes, nos últimos dias, também caíram nas regiões de Boca do Acre, de Porto Velho, do vale do Juruá e das planícies da Bolívia e do Peru.
São chuvas ainda pontuais e passageiras, mas consequência da umidade do ar que tem aumentado na região. Até porque o verão – período chuvoso – só terá início no mês de dezembro.
No entanto, as várias frentes frias que deverão chegar nos próximos dias, neste mês de agosto e em setembro, em contato com a umidade que está na região, provocarão ainda mais chuvas, muitas vezes tempestuosas, com raios, ventanias e queda pontual de granizo.
Não há, portanto, tendência de tempo muito seco nos próximos dias e meses. Ao contrário, as chuvas deverão continuar ocorrendo de forma pontual e passageira, aliviando sensivelmente o problema da secura pela qual a região passou recentemente.
Assim, não há porque temer uma queda mais acentuada do nível dos rios da região. A tendência é de estabilizar e aumentar ligeiramente a vazão dos rios nos próximos dias.

TEMPERATURA TERÁ QUEDA MODERADA
Antes do fim desta semana, uma frente fria chegará à região, provocando mais chuvas e queda da temperatura, sem, no entanto, causar uma típica friagem. Tal fenômeno ainda precisa ser confirmado quanto à data e à intensidade exatas da chegada da massa de ar polar que está em formação na região da Antártica.
Quanto ao calor, as temperaturas máximas, durante esta semana, não deverão passar dos 36ºC, podendo, em algumas cidades de Mato Grosso, chegar aos 39ºC.

ALERTA DE TEMPORAIS
O Tempo Aqui alerta para a alta probabilidade de ocorrência de temporais, com chuvas fortes, mas rápidas, raios, ventanias e eventual queda de granizo, durante esta semana, no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, na Bolívia e no Peru.
Vários serão os fatores que contribuirão para a formação de tempo severo em alguns dias desta semana. Entre eles, estão:
– a formação de um centro de baixa pressão atmosférica na região;
– a penetração de pulsos úmidos do Atlântico;
– a aproximação e chegada de uma frente fria;
– o calor abafado provocado pelo aumento da intensidade dos raios solares.
Acompanhe nossas atualizações diárias e a qualquer momento para ficar bem informado sobre o tempo nos próximos dias.

468 ad

2 comments

  1. Auricelia F Assis /

    Se confirmada as previsões acima, já foi descartado a sua previsão da semana passada, onde prévias a chegada de uma frente fria no início da semana, com queda moderada de temperatura, porém, foi previsto ainda, que mais ao final dessa semana, chegaria uma nova frente fria, com posterior queda brusca de temperatura, com possíveis recordes. Inclusive, se alertou para uma 3ª campanha do agasalho. O que ocorreu, para uma mudança tão brusca nas suas previsões. O frio intenso foi descartado?

    Auricelia.

    • Olá, Auricelia. A primeira frente fria, como anunciado, chegou fraca, nesta segunda-feira, e provocou chuvas e temporais em alguns pontos do Acre, de Rondônia, do Amazonas e de Mato Grosso. A segunda, chegará na próxima sexta-feira, com intensidade moderada, mas não caracterizará uma friagem típica. A terceira, com forte intensidade, segundo nossos cálculos, deverá chegar ao Acre no domingo ou, no início da próxima segunda-feira, dia 21 de agosto, quando as temperaturas deverão cair brusca e acentuadamente, mas ainda a confirmar. Assim, a terceira campanha do agasalho de 2017 poderá ser efetivada. Lembrando que frente fria, semelhante a que chegou nesta segunda-feira, dia 14 de agosto, não é o mesmo que onda de frio e, geralmente, provoca apenas chuvas. Portanto, até o momento, permanece o que foi previsto na semana passada. Apenas, são colocadas informações mais precisas à medida que fica mais próximo da ocorrência dos fenômenos meteorológicos. Muito obrigado por podermos tirar suas dúvidas. Continue participando.

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *