Chuvas voltaram. Já chove no Acre e vai continuar chovendo por vários dias. Nova onda de frio polar intenso chega semana que vem.
ago 09
CHUVAS FORTES OCORRERAM NO VALE DO RIO ACRE
Como O Tempo Aqui previu e anunciou ontem, 8 de agosto, as chuvas já começaram no Acre, após mais de 20 dias de tempo seco e ensolarado. A última vez que choveu, em Rio Branco, foi no dia 17 de julho deste ano de 2017.
Nesta quarta-feira, 9 de agosto, choveu forte e intensamente no município de Assis Brasil, no Alto Acre, por mais de 4 horas consecutivas. O acumulado, até as 11 horas da manhã, já era de 36,0mm, próximo à nascente do rio Acre. Na cidade, o volume acumulado já passava de 14,0mm.
Ontem, terça-feira, choveu também no vale do rio Liberdade, com volume de 10,6mm medido na ponte da BR-364. Choveu também no município de Mâncio Lima, principalmente na serra do Divisor, além de pontos isolados de outros municípios nos vales dos rios Juruá e Tarauacá.
CHUVAS VÃO CONTINUAR ATÉ A PRÓXIMA SEMANA
Ainda não serão chuvas generalizadas, mas as condições atmosféricas estarão favoráveis às precipitações durante quase toda a próxima semana, pelo menos até por volta do dia 18. Em algumas áreas, poderão ocorrer chuvas forte e volumosas, principalmente no leste e no sul do Acre, no norte e oeste de Rondônia, no sudeste, sul e sudoeste do Amazonas, no sul e oeste de Mato Grosso e nas planícies da Bolívia e do sudeste do Peru
No leste e sul do Acre, no oeste e norte de Rondônia, no sudoeste e oeste de Mato Grosso e na Bolívia, poderão ocorrer chuvas fortes e volumosas, com raios e ventanias, entre sábado e segunda-feira, devido à aproximação de uma fraca frente fria e à penetração de pulsos úmidos do Atlântico.
No fim da próxima semana deverá voltar a chover mais forte, pois uma intensa onda de frio polar deverá gerar uma forte frente fria que, com a umidade originária do oceano Atlântico, provocará chuvas mais intensas e tempestuosas na região.
Assim, os níveis do rio Acre e de outros rios da região os quais, hoje, estão com nível muito baixo, deverão ter um pequeno aumento nos próximos dias ou, pelo menos, deixarão de diminuir por algum tempo, aliviando a seca deste inverno.
FRIO DA SEMANA QUE VEM PODERÁ SER INTENSO
A próxima semana começa com a chegada de uma fraca frente fria, mas termina com a a incursão de uma forte onda de frio polar.
Se confirmada, a intensa massa de ar polar deverá atingir o Acre e regiões próximas por volta do próximo dia 18 de agosto, caracterizando uma típica friagem amazônica, com céu encoberto, ventos intensos, chuvas fracas, do tipo garoa, e queda brusca e acentuada da temperatura.
No entanto, tal penetração de ar frio, ainda não está confirmada, mas a probabilidade de ocorrência desta friagem é alta.
Acompanhe nossas atualizações para ficar bem informado sobre o tempo nos próximos dias. O Tempo Aqui, como sempre o faz, está acompanhando a formação, o desenvolvimento e o deslocamento dessa massa de ar polar que poderá estabelecer novos recordes de frio de 2017 na região.
Quando provavelmente essa frente fria vai chegar?
A onda de frio polar deve chegar ao sul da Amazônia Ocidental entre os dias 17 e 19 de agosto, como está no texto da nossa publicação. No entanto, ainda não está confirmada sua intensidade. Acompanhe nossas atualizações. Muito obrigado pela sua participação.
Mais porquê estão falando que a notícia é falsa?
Olá, Flávia. O vídeo que circulou nas redes sociais e nos grupos de notícias é de muito tempo atrás. Não tem nada a ver com a atualidade. Usaram uma filmagem antiga para dizer que é atual. Portanto, a notícia de onda de frio na última segunda-feira a que se refere esse vídeo é falsa. Usaram-no indevidamente para iludir e confundir a população e tentar denegrir a imagem do nosso trabalho. O que mais ocorre é informação falsa sobre o tempo envolvendo nossa imagem. São vídeos editados e, portanto, falsos. Qualquer dúvida sobre o tempo, consulte O Tempo Aqui. Muito obrigado, Flávia, pela sua participação.